Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Carolina Cerqueira
Publicado em 24 de novembro de 2024 às 07:19
Com um total de 1,4 milhão de seguidores, essa conta no TikTok não tem dancinha, comida, dicas de beleza e moda e nem rotina de casal. São vídeos sobre direito trabalhista empresarial que chegam a mais de 15 milhões de visualizações. A responsável pelo sucesso é a advogada Janaina Bastos, de 43 anos, que apostou nas redes sociais para não fechar as portas do escritório.
Todo dia, há ao menos um vídeo novo. Não importa se ela não teve tempo de gravar com calma ou se está de folga. Janaina grava de onde estiver, inclusive dentro de uma piscina, usando roupa de banho, chapéu e óculos escuros. A advogada tira dúvidas, responde perguntas de seguidores e comenta casos que ganharam repercussão.
O segredo
Como quem não é empregador é empregado, os vídeos sobre banco de horas, atestado e intervalo, por exemplo, têm muita chance de fisgar alguém. Mas há muitas estratégias por trás. “O conteúdo tem que ser direto e dinâmico e você precisa escolher um nicho, além de não desistir. Eu passo meses sem viralizar, mas mantenho a constância e uma hora mais um vídeo bomba”, orienta.
O mais importante, no entanto, é que o conteúdo seja de qualidade; nada de abobrinhas. “Durante a pandemia, muita gente foi para as redes falando bobagem. Então eu pensei que se eles faziam sucesso, eu faria ainda mais com conteúdos bons”, lembra Janaina, que venceu o prêmio de melhor escritório de advocacia no TikTok em 2023 e 2024.
Primeiro, veio o perfil no Instagram e, só depois, no TikTok. “Eu achava que era coisa de adolescente, de dancinha, até que conheci um perfil de advocacia com 300 mil seguidores e baixei o aplicativo na mesma hora”, conta. A advogada convenceu um amigo a ensiná-la a usar a rede social e não parou mais de estudar, indo de marketing a teatro e canto para melhorar a desenvoltura e a voz.
O resultado
Foi então que o sucesso apareceu para a paulista que fazia e vendia bijuterias e chegou em Salvador em 1997 para cursar direito. Empresas começaram a entrar em contato buscando serviços através das redes e as fronteiras territoriais desapareceram.
O escritório saltou de dois colaboradores para 33 e de 21 clientes para mais de 800 em todos os estados, exceto Amapá. Janaina tem ainda uma sala em São Paulo para atender clientes de lá, presencialmente, quando necessário. Antes de ganhar os prêmios do TikTok, o que ela colecionava mesmo eram derrotas. Dos 19 anos de profissão, passou 14 dando errado.
Foram três sociedades desfeitas e duas falências. Em uma delas, precisou fechar as portas e vender tudo o que tinha no escritório, além de enfrentar um golpe de um grande cliente que lhe custou uma visita da Polícia Federal. “Eu disse aos agentes que, se soubessem onde o cara estava, que me avisassem porque ele também estava me devendo”, brinca Janaina.
Foi então que ela viu que o caminho certo seria com as pequenas empresas. Com foco no ramo de supermercados, viu, em seguida, cada um deles ser incorporado a uma grande rede que já possuía outros advogados. Com apenas quatro clientes restantes, era hora de fazer alguma coisa, acionar um plano de emergência. O TikTok foi seu bote salva-vidas.
De acordo com uma pesquisa realizada pela plataforma, 52% dos usuários dizem que o TikTok serve para a descoberta de pequenas ou médias empresas e 82% dizem que descobriram uma pequena ou média empresas na rede antes de vê-las em outro lugar.
Algumas aulas, muita dedicação e persistência, unidas ao talento para as vendas de bijuterias, constroem a persona que Janaina Bastos divulga na internet. Sempre teve uma boa voz, o que hoje chama a atenção nos vídeos, juntamente com a coleção de óculos de grau que exibe.
Nos dez vídeos mais populares no perfil @janainabastosadvocacia, seis óculos diferentes aparecem. “Eu assumi os óculos e adoro. Para dar essa entrevista, trouxe quatro para escolher”.
Com uma veia artística nítida, deixa a parte mais burocrática, de gestão do escritório, para o marido e se divide entre reuniões, processos, palestras, cursos e a produção de conteúdo. Em alguns dias, chega a gravar mais de 30 vídeos de uma só vez.
Apenas no último mês ela incorporou uma equipe para ajudá-la com as filmagens e edições, por conta da agenda cheia. Antes, fazia tudo sozinha. Bastava um celular, um tripé e uma ideia em mente.
TikTok - @janainabastosadvocacia
Instagram - @janainabastosadvocacia
YouTube - Janaina Bastos Advocacia
Linkedin - Janaina Bastos Advocacia Associada
Kwai - @janainabastosadv