Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Thais Borges
Publicado em 28 de dezembro de 2024 às 12:21
Uma pesquisa do Instituto Datafolha revelou que 64% dos brasileiros defendem o fim da escala 6x1 no Brasil. O estudo foi divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo na noite da última sexta-feira (27). De acordo com a pesquisa, os participantes disseram preferir uma jornada de cinco dias por semana, com até oito horas diárias. Outros 33% dos respondentes disseram ser contra a mudança na lei.
Mulheres, que historicamente têm jornada tripla de trabalho, são as que mais responderam ser a favor da mudança, chegando a 70%. Entre os homens, os que são a favor são 68%. A mudança também é defendida pela maioria entre os que ganham até dois salários mínimos (68%), entre dois a cinco salários mínimos (64%) e também entre os que ganham mais de cinco salários mínimos (56%).
Os mais jovens - pessoas com idades entre 16 e 24 anos - são os principais apoiadores da mudança: 81% são favoráveis à redução da jornada. Pessoas com 60 anos ou mais são as mais resistentes: 48% são contrários à redução da jornada de trabalho.
Confira as principais perguntas e seus resultados
A jornada máxima de trabalho no Brasil deveria ser reduzida?
Sim: 64%
Não: 33%
Não sabe: 3%