Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.
Da Redação
Publicado em 26 de abril de 2023 às 05:00
- Atualizado há um ano
No próximo dia 28 de abril se comemora o Dia Mundial da Educação, momento propício para uma reflexão em torno das contribuições que empresas, organizações e outras entidades podem oferecer à sociedade nessa área. Esforços articulados, projetos bem planejados e executados em áreas com maior déficit educacional são caminhos para melhorarmos o ensino e o aprendizado em nosso país.
Apoiar iniciativas que contribuam para uma transformação social nas comunidades vizinhas a sua operação sempre foi um compromisso da Braskem. Em 2023 a companhia irá promover 20 projetos apenas na Bahia. Entre eles, muitos na área educacional, que é um dos pilares de Responsabilidade Social da empresa, ao lado de economia circular, inovação e empreendedorismo local.
Para fomentar a inclusão por meio da educação, a Braskem aposta em ações voltadas aos mais diversos públicos. No início de maio, por exemplo, será lançado o projeto Capacita Mais, que oferece aulas de capacitação na área industrial para moradores de Camaçari e Dias d´Ávila. A iniciativa conta com três cursos técnicos, que beneficiam 99 pessoas.
Outro exemplo é a parceria com o Centro Educacional Santo Antônio (CESA), das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), em Simões Filho. A Braskem “adotou” duas turmas em 2023, favorecendo 64 crianças do Ensino Fundamental. Além disso, contribuiu para a reforma completa do Núcleo de Apoio Psicossocial (NAP), que foi reinaugurado em março e está proporcionando um atendimento ainda mais humanizado aos 950 alunos da instituição.
Já no Quilombo de Cordoaria, em Camaçari, o Afroteca Muvuca promove um resgate cultural e da história dos quilombos, dos negros e dos índios. Organizado pela Associação Viva a Vida, a iniciativa atende diretamente cerca de 60 crianças, por meio de oficinas de literatura, além de oferecer uma biblioteca com um acervo de 100 livros infantis ligados à temática étnico-racial. A ação está entre os três projetos selecionados pelo 1º Edital Braskem: Projetos que Transformam e conta com o apoio das Secretarias Municipais de Educação e de Desenvolvimento Social e Cidadania de Camaçari.
Outra ação selecionada pelo edital, também na área de educação, é o projeto de informática Portas Abertas, Janela para o Mundo, no município de Candeias. A iniciativa é organizada pela Central de Organizações Comunitárias de Menino Jesus e está capacitando 30 jovens e adultos, de 14 a 21 anos, na área de tecnologia digital.
Acreditamos no potencial de projetos que elevem o conhecimento de crianças e de adultos, para impulsionar a transformação na vida das pessoas. Assim, continuaremos a investir em iniciativas de educação, buscando o desenvolvimento social das comunidades.
Magnólia Borges é gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.