Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Wendel de Novais
Publicado em 13 de junho de 2023 às 13:00
- Atualizado há 2 anos
O Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia (Hupes-Ufba) inaugurou, nesta terça-feira (13), a primeira unidade de Hospital Dia da instituição. Uma ala de procedimentos de média e baixa complexidade que vai oferecer cerca de 600 cirurgias e 800 exames para pacientes que serão regulados pelas unidades de saúde da rede municipal de atendimento em Salvador.
Serão cinco salas para procedimentos cirúrgicos de especialidades como ginecologia, ortopedia, vascular e plástica. Já entre os exames disponíveis estão endoscopia, colonoscopia, phmetria, broncospia, ecocardiograma transeofágico, histeroscopia e manometria. Serviços que dão a Hupes a possibilidade de atuação em uma área que, até então, não existia no equipamento de atendimento da Ufba. (Foto: Arisson Marinho/CORREIO) Ao menos, é isso que destaca José Válber Menezes, superintendente do hospital. "O Hospital Dia não é comum em hospitais públicos. É uma estrutura para atender pessoas que vêm, fazem o procedimento e vão para casa, sem internamento. Com isso, mais que dobramos as cirurgias feitas aqui e damos vazão aos procedimentos de baixa e média complexidade que, até então, não fazíamos", explica o superintendente.
A unidade também reúne diversos serviços que funcionavam em espaços separados no hospital, agora organizados para oferecer um atendimento diferenciado para a população. Vice-reitor da Ufba, Penildon Silva Filho destaca que a inauguração reforça o compromisso da instituição em oferecer atendimento ao povo e educação de qualidade aos estudantes.
"É um hospital ensino que garante a aprendizagem dos alunos enquanto presta assistencialismo às pessoas. [...] É mais uma oportunidade de ampliar o atendimento a quem precisa desses procedimentos e garantir que esse espaço de aprendizagem seja ainda mais completo", afirma o vice-reitor.
Atualmente, o Hupes é campo de prática para cerca de 1.300 estudantes de graduação dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição, Medicina, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Além disso, há mais de 300 residentes de medicina e aproximadamente 80 residentes multiprofissionais.
Diretora de atenção a saúde da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que apoia a Hupes, Lumena Furtado destaca o processo de modernização do hospital.
"Para nós, é fundamental ter uma rede de hospitais que atenda a população com qualidade e uma série de serviços que o SUS precisa. Essa é uma ampliação que faz parte de um trabalho contínuo que temos para otimizar os serviços de saúde e educação prestados aqui", completa.
Com o Hospital Dia, o Hupes-Ufba vai prestar assistência intermediária (entre a internação e o atendimento ambulatorial) para procedimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos. O serviço do polo de infusão de medicação vai ser otimizado e o número de atendimentos será ampliado. Atualmente são realizadas infusões relacionadas à alergia/imunologia, dermatologia, infectologia e reumatologia e o novo serviço vai oferecer ainda assistência de quimioterapia para pacientes com tumores sólidos.
O cidadão deve procurar atendimento inicial na Prefeitura Bairro ou Posto de Saúde mais próximo de sua residência e passar por consulta ambulatorial. Nessas unidades receberá o encaminhamento para o Hupes-Ufba com solicitação de consulta especializada ou do procedimento necessário.
Veja os atendimentos disponíveis no Hospital Dia da Ufba
Cirurgias
Ortopédicas Ginecológica Vascular Plástica
Exames
Endoscopia Colonoscopia Phmetria Broncospia Ecocardiograma transeofágico Histeroscopia Manometria
Infusões
Imunológica Dermatológica Infectológica Reumatológica Quimio-terápica para pacientes com tumores sólidos