Prefeitura lança guia de apoio ao pequeno empreendedor durante e após pandemia
Veja listas de ações recomendadas em manual com orientações sobre vendas online
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Marcela Vilar
marcela.vilar@redebahia.com.br
Empreender nestes tempos de pandemia tem sido uma tarefa bem difícil. O faturamento caiu, lojas fecharam, muitas demissões, e milhares de pequenos e médios empresários, assombrados, tentando se reiventar para sobreviver em meio à maior crise econômica das últimas décadas. Para ajudar os empreendedores baianos a atravessar esses tempos difíceis, a Prefeitura de Salvador lançou, nessa sexta-feira (5), o Guia de Apoio ao Empreendedor Durante e Pós-pandemia.
A ferramenta já está disponível para consulta e download no site www.guiadoempreendedor.salvador.ba.gov.br. O guia traz dicas de como gerir o negócio em meio à crise, investindo no marketing digital e na divulgação em redes sociais, já que os serviços presenciais estão suspensos. Mostra ainda como obter crédito, traz dicas de redução de custos e como negociar com clientes e fornecedores.
O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), e tem apoio do Sebrae, Fecomércio-BA, CDL Salvador (Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador), Associação Comercial da Bahia, Federação das Indústrias (Fieb), Finep e Banco do Nordeste.
A ferramenta foi apresentada pelo prefeito ACM Neto, durante uma coletiva virtual. Na ocasião, ele ressaltou a preocupação com os impactos econômicos causados pelo novo coronavírus, principalmente devido ao cenário do Brasil nessa área. "No caso de Salvador, a preocupação é ainda maior, por ser uma cidade que vive da prestação de serviços e o trabalho feito para fomentar o turismo. Por isso, temos tido um diálogo permanente com os representantes das atividades econômicas para avaliar essa questão”, disse o gestor.
Veja como se destacar no mercado - Tenha empatia, crie uma interação verdadeira com seu público. Coloque-se no lugar do seu cliente e entenda as suas expectativas, necessidades e desejos. - Tenha práticas éticas e sustentáveis. O público está mais consciente e tem dado preferência a empresas responsáveis com o social e o meio ambiente - O hábito de comprar do pequeno comerciante local está cada vez mais valorizado pelo consumidor. Se você tem um negócio desse porte, aproveite essa maré boa - A nostalgia por objetos simples será acelerada pela pandemia. O resgate do passado pode ser uma boa estratégia
Vendas pela internet - É possível começar a vender on-line de forma simples e sem grandes investimentos Faça propaganda - Não adianta nada fazer delivery se o seu consumidor não souber disso - Também vale receber os pedidos pelo telefone para atender os menos familiarizados com a tecnologia. Quanto mais canais de comunicação, melhor! - A compra pelo digital vai ser mais comum no futuro do que a compra em espaços físicos. Avalie qual o melhor modelo de venda virtual para o seu negócio
Marketing digital - Entenda como cada uma funciona, planeje suas postagens e monitore seus resultados. Fique atento às datas comemorativas e quais os melhores horários para sua audiência. - Tire fotos de qualidade, faça sorteios promocionais em sua página e abuse das #hashtags, assim fica mais fácil para o público encontrar seu produto - Invista em um número exclusivo para sua empresa e use-o como canal de vendas - Crie uma página para sua empresa com a própria identidade, participe de grupos, use o marketplace e faça anúncios
Finanças - Faça planilhas e levantamentos mensais para verificar quais custos caíram, quais aumentaram ou surgiram - Avalie a necessidade do pessoal, ajuste a carga horária, tente renegociar aluguéis de local e contratos de prestação de serviços - Conheça as linha de crédito dos bancos e qual a melhor para seu negócio. Caso não consiga negociar com seu banco, veja se há como fazer a portabilidade da dívida da operação para outra instituição com condições melhores - Os bancos públicos e privados aderiram à prorrogação de dívidas. As parcelas podem ser prorrogadas de 60 a 180 dias. Para isso, esteja em dia com o pagamento das parcelas até o mês de fevereiro de 2020.
Cliente e público-alvo - Tenha um bom relacionamento com o cliente e entenda as necessidade de seu público-alvo - Negocie com seu cliente e evite vender fiado; dê preferência para pagamentos à vista ou por cartão - Pratique preços justos e fuja descontos exclusivos. Mostre ao cliente que seu produto ou serviço tem valor e que atende às necessidades dele - Caso seja uma renegociação de dívida do cliente, procure obter um valor de entrada à vista e feche valores e prazos de parcela que sejam realizáveis - Respeitando as regras de Defesa do Consumidor, nunca deixe de procurar negociar com um cliente inadimplente
Tendências para a pós-pandemia - Redução do consumo de bens considerados não essenciais ou supérfluos
- Diminuição do contato físico
- Aceleração da transformação digital
- Regionalização das cadeias de suprimento
- Medidas sanitárias no local de trabalho
- Melhor comunicação com os clientes
Para mais informações, clique aqui e acesse o guia completo.
*Com supervisão da subeditora Fernanda Varela.