Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Federação: adolescente morre, professora e menina ficam feridas em ataque de facção

Bandidos chegaram na Lajinha, área dominada pelo BDM, em dois carros, e atiraram enquanto gritavam "CP, CP, CP"

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de setembro de 2017 às 10:27

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Foto: Bruno Wendel/CORREIO

Um adolescente morreu e duas pessoas ficaram feridas durante um ataque promovido por homens armados na noite desta quarta-feira (6), na localidade da Lajinha, no bairro do Engenho Velho da Federação, em Salvador. A ação aconteceu na Rua Santo Amaro, três dias após a Secretaria da Segurança Pública (SSP) terminar a segunda operação de ocupação no bairro, que é disputado por duas facções criminosas: Bonde do Maluco (BDM) e Comando da Paz (CP).

De acordo com registro policial feito no Hospital Geral do Estado (HGE), para onde as vítimas foram levadas, dois carros - um Volkswagen Fox vermelho (OKI-4831) e um Renault Sandero prata (PJQ-8499), ambos com restrição de roubo - chegaram na rua com cinco pessoas em cada veículo e começaram a atirar para cima gritando "CP, CP, CP", em referência à facção criminosa.

O local do ataque, segundo moradores, é dominado pelo BDM, rival do CP que atua na localidade do Forno, também na Federação. 

Vítimas No ataque, o adolescente Guilherme Godinho Batista, 15 anos, foi baleado no tórax. Ele chegou a ser levado para o HGE com vida, mas morreu assim que deu entrada na unidade de saúde. A professora Claudilene das Neves Marinho, 42, e uma adolescente de 13 anos também foram baleadas, mas não correm risco de morte.

As duas relataram para a polícia que estavam na porta de suas respectivas casas quando ouviram os tiros e acabaram sendo atingidas. A professora e a adolescente receberam alta e já estão em casa. Procuradas pelo CORREIO, as duas não quiseram falar com a reportagem temendo represálias.

Depois do ataque, os dois carros foram abandonados pelos atiradores. A SSP disse que as informações preliminares indicam que houve um confronto entre traficantes e que um deles teria morrido, mas não há mais detalhes das investigações.   Na segunda-feira (4) outra pessoa foi baleada na mesma localidade da Lajinha. Um adolescente de 17 anos foi ferido com um tiro na mão após se desentender com um traficante. 

Duas ocupações contra o tráfico As forças da segurança pública já ocuparam o Engenho Velho da Federação duas vezes no intervalo de menos de um mês. Durante a permanência de polícia na segunda ocupação, que terminou no domingo (3), nove pessoas foram presas e um homem morreu durante um confronto logo no primeiro dia da ocupação. 

Um dos principais objetivos da ocupação é enfraquecer a ação de duas das maiores facções criminosas do estado, que disputam áreas do bairro: o CP, que atualmente controla as localidades do Forno e Baixa da Égua, e o BDM, que atua na Lajinha.