Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 7 de agosto de 2024 às 12:37
Entre as cinco pessoas presas em uma operação na Cracolândia, em São Paulo, na terça-feira (6), está Janaina da Conceição Cerqueira Xavier, líder comunitária que já foi candidata a vereadora pelo PT.
Segundo o UOL, a investigação aponta que Janaína seria uma "líder importante para o funcionamento do tráfico na região". Ela seria parceira de Léo do Moinho, apontado como integrante do PCC e condenado por homicídio e tráfico. Ele também está entre os presos na operação.
Janaína foi candidata à Câmara Municipal de São Paulo em 2020, mas saiu derrota, recebendo apenas 238 votos. O PT disse em nota que, na época que ela foi filiada, não havia processo contra ela. O partido afirmou que apoia as investigações e deseja que os culpados sejam punidos conforme a lei.
O diretório do PT em São Paulo informou que Janaína não era militante do partido. "Ela se filiou em 25 de abril de 2019 para concorrer no ano seguinte a vereadora como representante da população em situação de rua, recebeu 238 votos e nunca mais participou de atividades partidárias", disse.
A operação na Cracolândia foi iniciada para combater uma milícia que atua no centro de São Paulo. Sete pessoas tiveram ordem de prisão determinada pela Justiça, incluindo quatro guardas civis metropolitanos que são acusados de extorquir comerciantes em troca de proteção. Dois estão foragidos.