Assine

Inteligência artificial do Google já está disponível em português


 

O Google Cloud também anunciou hoje a mais avançada tecnologia de conversão de texto em imagens

  • Da Redação

Salvador
Publicado em 14/12/2023 às 14:58:03
Crédito: shutterstock

O Google Cloud anunciou hoje que o seu modelo de IA mais avançado e hábil, o Gemini, também está disponível para desenvolvedores e organizações, inclusive em português. A novidade melhora significativamente a forma como as empresas constroem e escalam soluções com IA, a partir de vantagens como superioridade em comparação a outros modelos semelhantes, de acordo com pesquisas de benchmarks, disponibilidade em mais de 180 países e 38 idiomas, e uso gratuito neste primeiro momento.

O Gemini foi lançado na semana passada e ganhou disponibilidade imediata no Bard, em inglês, para que as pessoas possam experimentar, além de uma versão Nano para Android. O modelo de IA é multimodal, com capacidade de organizar, compreender, operar e combinar diferentes tipos de informação, incluindo: textos, imagens, áudios, vídeos e linguagens de programação.

Como usar o Gemini Pro

O Gemini Pro está disponível no Google AI Studio e no Vertex AI. No Vertex AI, os desenvolvedores podem personalizar o próprio Gemini e criar aplicações novas e diferenciadas que possam processar as informações por meio de textos, códigos, imagens e vídeos.

A nova tecnologia possui uma variedade de recursos: chamada de função, incorporações, recuperação semântica e base de conhecimento personalizada, além da funcionalidade de chat. Já o Google AI Studio é uma ferramenta gratuita para desenvolvedores baseada na Web que ajuda desenvolvedores e clientes corporativos a criar protótipos e lançar aplicativos rapidamente com uma chave de API.

Com a disponibilidade do Gemini Pro, os usuários podem transferir a chave de API, ou seja o código, para o Vertex AI e personalizar ainda mais os protótipos ou aplicativos.

Outros lançamentos de IA

A nuvem do Google também disponibilizou hoje a mais avançada tecnologia de conversão de texto em imagens, o Imagen 2. Desenvolvido pelo Google DeepMind, a ferramenta está disponível na plataforma Vertex AI e oferece uma melhor qualidade na geração da imagem, além de possibilitar que os programadores processem textos para criação de imagens com sobreposição de informações; questionem sobre os visuais gerados e obtenham legendas ou até mesmo dados; gerem logotipos de empresas e produtos, incluindo emblemas, marcas de letra e até mesmo visuais abstratos. Por enquanto, o Imagen 2 abrange 7 idiomas, incluindo o português, além de inglês, chinês, hindi, japonês. coreano e espanhol.

O Imagen 2 permite, inclusive, a solicitação numa língua e o resultado em outra, basta o desenvolvedor especificar que precisa da solução em um determinado idioma.

Outra novidade é a disponibilidade do Duet AI para Desenvolvedores e do Duet AI em Operações de Segurança, ofertas que se juntam ao Duet AI no Google Workspace, disponível desde agosto deste ano. Com foco nos desenvolvedores, o Duet AI agora oferece código baseado em IA e assistência por chat para ajudar esses profissionais a criar aplicativos dentro de seu editor de código favorito e ferramentas de ciclo de vida de desenvolvimento de software. A ferramenta também simplifica a execução de aplicativos no Google Cloud, com recursos exclusivos de implantação de aplicativos, solução e correção de problemas.

Já com foco em Operações de Segurança, o Duet AI possibilita aos profissionais de segurança pesquisar grandes quantidades de dados em segundos por meio de consultas personalizadas, geradas a partir de linguagem natural; reduzir as revisões manuais demoradas e revelar, rapidamente, o contexto crítico, aproveitando resumos automáticos de dados e alertas de casos; melhorar o tempo de resposta usando recomendações para as próximas etapas de forma a apoiar a correção de incidentes.