Enchentes em Barcelona alagam aeroporto e bloqueiam estradas
Região da Catalunha está sob alerta vermelho cerca de uma semana após tragédia em Valência
-
Millena Marques
milena.marques@redebahia.com.br
Cerca de uma semana após a tragédia climática em Valência, a região de Barcelona sofre com inundações que afetam diversos serviços da cidade nesta segunda-feira (4). Com as enchentes, os voos do aeroporto internacional da capital da Catalunha foram cancelados e algumas estradas foram bloqueadas. As informações são do g1.
Por causa das enchentes, a Agência Estatal de Meteorologia espanhola (Aemet) declarou alerta vermelho na região. Um alerta de "chuvas extremas e contínuas" foi emitido pela Defesa Civil para moradores do sul de Barcelona. A orientação é que os habitantes dessa região fiquem em casa.
As enchentes alagaram o Aeroporto Internacional de El Prat. A Aena, que é a operadora de aeroportos da Espanha, disse que 50 voos que partiriam do El Prat, foram cancelados ou sofreram atrasos severos. Já outros 17 voos foram desviados.
No X (antigo Twitter), o ministro dos Transportes da Espanha, Óscar Puente, informou que um comitê de crise foi instaurado no El Prat "para monitorizar o impacto das fortes tempestades.” Puente também informou que os trens suburbanos no nordeste da Catalunha foram suspensos.
Na última semana, tempestades e enchentes deixaram 217 mortos e dezenas de pessoas desaparecidas na cidade de Valência. O governo da Espanha informou que 2,5 mil tropas do exército foram enviadas ao local para contribuir com o resgate.
Ainda segundo o g1, o Aemet prevê 180 mm de chuva acumulados em um período de 12 horas e até 70 mm em um intervalo de uma hora para o litoral de Barcelona e de cidades conurbadas, em uma faixa de aproximadamente 100km. Outras áreas da Catalunha estão em alerta laranja e amarelo, com acumulados de chuvas que variam de 20 a 60 mm em um período de uma hora e de 60 a 150 mm em um intervalo de 12 horas.