Assine

Empresário chinês cria folga para funcionários com tristeza; entenda


 

Yu Donglai explicou que os funcionários tristes podem tirar um dia de folga sem aprovação da liderança

  • Da Redação

Salvador
Publicado em 29/09/2024 às 11:17:50
Yu Donglai é fundador e presidente da rede de varejo chinesa Pang Dong Lai. Crédito: Weibo/Reprodução

O empresário Yu Donglai decidiu não colocar a semana de 4 dias na empresa, e sim, uma "licença por infelicidade", que consiste em dar um dia de folga para o funcionário quando ele estiver estressado, triste ou desanimado.

E para a surpresa de muitos, essa saída não precisa da aprovação da liderança, só precisa informar a situação e tirar o dia de folga. O dono da rede de varejo Pang Dong Lai explicou que a licença tem um limite de 10 dias por ano.

Essa folga é para ajudar os funcionários que estão tendo uma semana ruim a ter alcance melhor entre a vida pessoal e profissional. "Quero que todos os funcionários tenham liberdade. Todo mundo tem momentos em que não está feliz, então, se você não estiver feliz, não venha trabalhar", disse Yu em março deste ano ao anunciar a informação na China Supermarket Week 2024.

Ainda no evento, o presidente da empresa explicou que os funcionários podem determinar livremente o próprio tempo de descanso, já que o objetivo dessa licença é ter um ambiente de trabalho parecido com os europeus, com mais liberdade para criar e descansar. As empresas asiáticas são conhecidas mundialmente por terem longas jornadas de trabalho.

Segundo o g1, na empresa de Yu Donglai, os funcionários trabalham apenas sete horas por dia, têm folgas aos fins de semana, direito 30 ou 40 dias de férias anuais, e cinco dias de folga durante o Ano Novo Chinês.

Além disso, há um "Prêmio de Reclamação", que consiste em recompensar os funcionários que lidam com reclamações ou são maltratados pelos clientes, ganhando 5 mil a 8 mil yuans (o que equivale de R$ 3,8 mil a R$ 6,2 mil).

“Não queremos ser grandes. Queremos que nossos funcionários tenham uma vida saudável e relaxada, para que a empresa também tenha”, explica.