Assine

Ataque russo na Ucrânia já deixou 36 mortos


 

O secretário-geral da ONU, António Guterres, definiu os ataques como "particularmente chocantes"

  • Da Redação

Salvador
Publicado em 08/07/2024 às 14:37:21

Já são 36 mortos nos ataques russos que atingiram diversas cidades da Ucrânia, nesta segunda-feira (8). Entre os locais afetados está um hospital pediátrico na capital Kiev. Segundo as autoridades, os bombardeios também deixaram outros 137 feridos. O secretário-geral da ONU, António Guterres, definiu os ataques como "particularmente chocantes".

O bombardeio teve como alvo cinco cidades ucranianas com mais de 40 mísseis de diferentes tipos, atingindo prédios residenciais e infraestrutura pública. O ataque ocorre na véspera de uma cúpula de três dias da Otan em Washington (EUA), que discutirá como garantir à Ucrânia o apoio inabalável da aliança e oferecer esperança aos ucranianos de que seu país possa superar o maior conflito da Europa desde a 2ª Guerra Mundial.

Um prédio de dois andares do hospital infantil foi parcialmente destruído. No prédio principal de dez andares do hospital, janelas e portas foram arrancadas e as paredes ficaram enegrecidas. Voluntários formaram uma linha, passando pedras e destroços uns para os outros. A fumaça ainda saía do prédio, e voluntários e equipes de emergência trabalhavam com máscaras de proteção.

Foi o bombardeio russo mais pesado em Kiev em quase quatro meses. Os ataques à luz do dia incluíram mísseis hipersônicos Kinzhal, uma das armas russas mais avançadas, disse a força aérea ucraniana. O chefe do gabinete presidencial da Ucrânia, Andrii Yermak, disse que o ataque ocorreu em um momento em que muitas pessoas estavam nas ruas da cidade. O prefeito de Kiev, Vitalii Klitschko, disse que as avaliações oficiais das consequências do ataque ainda estavam sendo realizadas