Violência: 100 pessoas foram baleadas dentro de casa em Salvador e RMS em 2024
Dados apontam para 89 mortos e 11 feridos
-
Elaine Sanoli
elaine.oliveira@redebahia.com.br
Salvador e Região Metropolitana (RMS) atingiram o quantitativo de 100 vítimas da violência armada dentro de residências em 2024. A centésima vítima foi Valdomiro Soares Cerqueira Júnior, de 37 anos, morto no bairro de Mussurunga, na capital baiana, na frente da filha. Ele foi atingido por pelo menos dez tiros, na noite do último sábado (30). Os dados são fruto de uma pesquisa do Instituto Fogo Cruzado.
Dos 13 municípios que compõem a região, nove tiveram registro de ataques armados em residências. Não houve registros de vítimas em residências nos municípios de Madre Deus, São Francisco do Conde, Pojuca e Vera Cruz.
Durante ações e operações policiais, 18 pessoas foram atingidas dentro de residências: foram 16 mortos e 2 feridos. Entre as vítimas identificadas racialmente, 44 negras (43 mortos e um ferido), e três eram brancas (dois mortos e um ferido).
Veja o número de ocorrências por cidade da RMS:
- Salvador: 52 mortos e 8 feridos;
- Camaçari: 22 mortos e 3 feridos;
- Mata de São João: 3 mortos
- Lauro de Freitas: 3 mortos
- Dias D’Avila: 3 mortos
- Candeias: 2 mortos
- Simões Filho: 2 mortos
- São Sebastião do Passé: 1 morto
- Itaparica: 1 morto
Vítimas por idade e gênero
Dentre as vítimas das 100 ocorrências, 83 adultas foram mortas e nove ficaram feridas; uma criança foi ferida; quatro adolescentes mortos; dois idosos mortos e um ferido. No total, foram 81 homens e 19 mulheres atingidos pelos disparos.
"Os números incluem dois agentes de segurança e uma liderança comunitária mortos, além de uma gestante ferida. Cinco pessoas foram atingidas por balas perdidas, sendo uma morta e quatro feridas. Além disso, três pessoas foram mortas em chacina; três mulheres foram atingidas em tentativas de feminicídio, duas morreram e uma ficou ferida; e um caso foi registrado como suicídio", informa o Instituto.