Assine

Vereador de Canarana registra boletim de ocorrência contra ameaças


 

Neguinho Professor foi ameaçado caso comprasse votos ou avisasse a polícia

  • Da Redação

Salvador
Publicado em 29/09/2024 às 20:23:12
Neguinho Professor divulga bilhete recebido. Crédito: Divulgação

O vereador do município de Canarana Valdenilton Martins (Podemos), mais conhecido como Neguinho Professor, afirma ter sofrido um atentado em sua casa na madrugada deste domingo (29), por volta das 3h30. Na ocasião, o político teve a casa atingida por disparos de arma de fogo, e um bilhete com ameaças foi deixado na porta.

O candidato à reeleição registrou a situação em um boletim de ocorrência na Polícia Civil. Ele conta que foi perseguido por dois veículos, que teriam intenção de intimidá-lo.

À noite, já dormindo em casa com sua esposa e os dois filhos, na comunidade de Capivara, ouviu três tiros. A filha de seis anos começou a chorar, e ele e a esposa foram ao quarto acalmá-la. Nesse momento, ouviram mais três tiros, mas imaginaram que fosse em outro local e dormiram novamente.

Na manhã de domingo, Neguinho ia a um compromisso de família em outra cidade. Ao abrir a porta, às 7h, percebeu que os três tiros tinham atingido a parede de sua casa e encontrou no chão um pacote embalado para presente. Nele, estavam cinco munições e um bilhete ameaçando-o.

Marcas de tiros na casa de Neguinho Professor. Crédito: Divulgação

“Neguinho viado, se for comprar votos, voltaremos e usaremos as balas. Se avisar a polícia, também voltaremos. Você tem dois caminhos. Deus ou o diabo. Desacredita e verás se é blefe, viado”, afirmava a mensagem.

Ele pegou o pacote, colocou no carro e foi em direção ao compromisso. Ao chegar em outra praça, Renilton Carvalho, apoiador de campanhas anteriores do vereador, o chamou e relatou as mesmas ocorrências em sua casa. Três tiros na parede e um bilhete, chamando-o de puxa-saco. Renilton está mais afastado da campanha neste ano, mas passou a acompanhar Neguinho a partir da ocorrência.

Atentado a Neguinho Professor. Crédito: Divulgação

Neguinho faz parte da base do prefeito Joelson Matos, do PSD, que tem como principal opositora a candidata do PT Marleide Oliveira nas eleições para prefeitura de Canarana. Atualmente, a candidata está muito bem colocada nas pesquisas, o que, segundo Neguinho, pode ter feito os apoiadores dela recearem que esquemas de compra de votos a derrubassem. O vereador afirma não ter qualquer relação com esquemas do tipo.

Neguinho e Renilton foram à delegacia em Irecê, já que Canarana não possui escrivão, escoltados por dois policiais. Posteriormente, voltou para uma casa que possui em Canarana e planeja voltar para seu povoado em breve, apesar do risco.

“Minha casa é lá, minha família está lá. Hoje mesmo tinham convocado a secretária de saúde e mais um colega para atuar na comunidade amanhã, e eu falei para fazermos. Quero terminar minha campanha, fazer as visitas de casa em casa”, afirmou Neguinho.

Até então, a Polícia Civil não deu retornos a ele sobre a autoria ou motivação do crime, ainda desconhecidas. Oficiais foram visitar a comunidade e acionaram um perito médico em busca de mais informações.

O deputado Otto Filho se pronunciou em apoio a Neguinho, contando já ter relatado o ocorrido ao secretário de Segurança Pública do Estado para tentar identificar a autoria do crime.