Vacinação contra a dengue começa nesta sexta-feira em Salvador; veja onde se vacinar
Público-alvo da campanha é composto por crianças entre 10 e 11 anos
-
Gilberto Barbosa
gilberto.barbosa@redebahia.com.br
Começou nesta sexta-feira (16) a vacinação contra a dengue em Salvador. A aplicação das doses começou no início da manhã em 30 postos de saúde da capital. No momento, as vacinas estão sendo aplicadas em crianças com idade entre 10 e 11 anos.
São 87.307 pessoas nessa faixa etária na cidade. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu na manhã de quinta-feira (15) o primeiro lote da vacina com 56.493 doses. Inicialmente, o público-alvo seriam pessoas entre 10 e 14 anos. No entanto, devido à quantidade de doses enviadas pelo Governo Federal, as vacinas serão aplicadas em crianças com idade entre 10 e 11 anos. Conforme novas doses forem chegando à capital, o público será ampliado.
Pela manhã, a vacina começou a ser aplicada às 08h nos postos de saúde. Na UBS Clementino Fraga, nos Barris, o aposentado Valdemiro Macedo, 67 anos, levou seu filho Douglas, 11, para ser vacinado. “Eu vi pelo jornal que a vacina estava disponível, mas não informaram as localidades. Eu fui em outro local às 10h, mas como lá estava cheio, vim para cá”, afirmou.
Os professores Rodrigo Araújo, 46 e Leidiane Coimbra, 40, foram vacinar a filha Malu, 11, na unidade. Na família, eles já lidaram com mais de 10 casos de dengue na família, incluindo Rodrigo. “Pela preocupação com uma eventual epidemia, nós viemos proteger ela. A gente tem a vacina, então tem que tomar”, disse Rodrigo.
“Lidar com a dengue é horrível, você fica com muitas dores no corpo. Eu li que as consequências podem ser muito mais drásticas na faixa etária dela, então quanto mais você antecipar a imunização da criança, maior é a chance de prevenir”, completou.
O pedagogo Marcos Silva, 66, chegou no final da manhã na unidade de saúde. Ele estava ansioso para levar o neto Gabriel, 11, para ser vacinado. “Eu queria ter vindo ontem. Doença no corpo não é uma coisa boa. Nós vivemos recentemente um dos maiores carnavais do Brasil e isso só foi possível por causa da vacina”, contou.
158 casos confirmados de dengue foram registrados em Salvador entre 31 de dezembro e 10 de fevereiro. Esse número representa uma queda de 65% de casos em comparação ao mesmo período do ano passado, quando o município registrou 453 notificações.
Para a vacinação, os responsáveis devem apresentar documento de identificação com foto, cartão SUS de Salvador e caderneta de vacinação. A aplicação só será feita na presença dos pais ou um responsável legal. As escolas e grupos de pais podem procurar à SMS caso queiram que as unidades de ensino sejam postos de vacinação.
Confira os locais para se vacinar:
ITAPUÃ
USF José Mariane
USF Aristides Maltez
SUBURBIO FERROVIÁRIO
UBS Sergio Arouca
USF Beira Mangue
USF Colinas de Periperi
USF Ilha de Maré
USF Paramana
USF Bom Jesus
CABULA-TANCREDO NEVES
UBS Pernambues
USF Estrada das Barreiras
UBS Rodrigo Argolo
BARRA/RIO VERMELHO
Clementino Fraga
Multicentro Amaralina
LIBERDADE
UBS Maria Da Conceição Santiago Imbassai
SÃO CAETANO-VALÉRIA
UBS Frei Benjamin
UBS Perícles Laranjeira
USF Boa Vista de São Caetano
BOCA DO RIO
USF Imbuí
PAU DA LIMA
USF JOÃO ROMA
USF GAL COSTA
USF SÃO MARCOS I
BROTAS
UBS Mario Andrea
USF Santa Luzia
CAJAZEIRAS
USF Cajazeiras V
USF Cajazeiras X
USF Cajazeiras XI
ITAPAJIPE
UBS Ministro Alckimin
USF Joanes Leste
CENTRO HISTÓRICO
Ramiro de Azevedo