Universidades baianas terão mais de 19,7 mil vagas no Sisu 2024; saiba onde
Oferta cresceu 19% em comparação com o Sisu do ano passado
-
Maysa Polcri
maysa.polcri@redebahia.com.br
Com o início de mais um ano, as universidades de todo o país estão com as portas abertas para receber uma nova leva de estudantes. Na Bahia, aqueles que tentarem ingressar nas instituições públicas de ensino através do desempenho no Exame Nacional do Ensino (Médio), encontrarão 19.796 vagas distribuídas em dez universidades. O número de vagas cresceu 19,2% em comparação com o ano passado, quando foram 16.600. Veja a lista completa abaixo.
A Universidade Federal da Bahia (Ufba) é a instituição com a maior oferta de vagas. Serão 4.695, a mesma quantidade deste ano. A maior universidade do território baiano atrai estudantes de todo o estado e tem o maior número de cursos de graduação ofertados: 96. Mesmo quem deseja continuar na sua cidade natal, vislumbra a possibilidade de ingressar na Ufba.
É o caso de Maria Eduarda Teixeira, de 17 anos, que mora em Feira de Santana. A jovem, que fez o Enem neste ano pela terceira vez, deseja cursar Direito. A escolha tem como motor o desejo de fazer concurso público no futuro.
“Para mim seria interessante entrar na Uefs [Universidade Estadual de Feira de Santana], por ser onde eu moro, mas não descarto me mudar para Salvador caso consiga vaga na Ufba”, diz. Entre ampla concorrência e cotas, a Ufba ofertará 150 vagas no curso de Direito no primeiro semestre de 2024.
As notas do Enem serão divulgadas no dia 16 de janeiro e as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) - plataforma que reúne vagas ofertadas e executa a seleção dos candidatos - ficarão abertas entre 22 e 25 de janeiro. Pela primeira vez, o sistema só funcionará em janeiro e os candidatos serão selecionados para os dois semestres do ano no mesmo momento. Para participar da seleção é preciso ter tirado nota maior do que zero na redação e não ter declarado estar na condição de treineiro ao se inscrever.
Enquanto isso, os candidatos aguardam o resultado com apreensão. “Estou ansiosa, porém tentando ficar tranquila. Também me sinto confiante, esperando que dê tudo certo”, fala Maria Eduarda.
Logo depois da Ufba, a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (Ufrb) é a segunda com o maior número de vagas. Serão 2.720, o que representa um aumento de 824 vagas em comparação com 2023. Elas estão distribuídas em 55 cursos e quatro municípios: Amargosa, Cachoeira, Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus.
Já a Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufsb) terá 2.132 vagas em 50 cursos de graduação. A instituição também ampliou o número de vagas, que era de 1.425. A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) anunciou 1.021 vagas nos 30 cursos de graduação - uma redução em comparação com 2023, quando foram 1.136. Na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) serão 530 vagas em 14 cursos.
Entre as estaduais, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) é a que possui a maior oferta de vagas. Serão 2.492 nos 38 cursos de graduação. Em segundo lugar aparece a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), com 1.746 vagas distribuídas em 34 cursos, a mesma quantidade ofertada neste ano. A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) terá oferta de 993 vagas em 47 cursos.
Os dois institutos federais localizados na Bahia também são contemplados no Sisu e, juntos, terão 3.467 vagas. São 2.542 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - que tem campi em Salvador e outras 16 cidades. O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) ofertará 925 vagas em 24 cursos. Este último está presente em dez municípios, como Bom Jesus da Lapa e Teixeira de Freitas.
A Unversidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) não divulgaram o número de vagas que serão ofertadas no Sisu 2024. O Ministério da Educação foi questionado sobre o número total de vagas em universidades baianas, através da assessoria de imprensa, mas não respondeu.
Número de vagas por universidade baiana
- Universidade Federal da Bahia (Ufba) - 4.695 em 96 cursos
- Universidade Federal do Recôncavo Baiano (Ufrb) - 2.720 em 55 cursos
- Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufsb) - 2.132 vagas em 50 cursos
- Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) - 1.021 vagas em 30 cursos
- Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) - 530 vagas em 14 cursos
- Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) - 2.492 em 38 cursos
- Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) - 1.746 vagas em 34 cursos
- Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) - 993 vagas em 47 cursos
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - 2.542 vagas
- Instituto Federal Baiano (IF Baiano) - 925 vagas em 24 cursos