Assine

Unidade móvel atenderá mulheres em situação de violência na Bahia nesta semana


 

O projeto Agosto Lilás levará atendimento psicossocial e jurídico a vítimas de violência contra a mulher

  • Marina Branco

Salvador
Publicado em 21/08/2024 às 16:38:37
Unidade móvel de atendimento a mulheres da SPM. Crédito: Fernanda Souza

Uma unidade móvel de atendimento psicossocial e jurídico atenderá mulheres em situação de violência na Bahia nesta semana. A iniciativa é parte do projeto Agosto Lilás da Secretaria das Mulheres do Estado da Bahia (SPM), que vem realizando atividades de apoio e proteção às mulheres no estado ao longo de todo o mês.

Na quarta-feira (21), o veículo estará na Estação da Lapa, das 9h às 15h. Os atendimentos receberão queixas, analisarão casos e encaminharão vítimas para setores da Rede de Enfretamento à Violência contra as Mulheres.

A unidade não funcionará apenas na capital, chegando a Barreiras na quinta-feira (22). No município, os atendimentos funcionarão na Vila Brasil, no Centro de Artes Marciais, das 14h às 20h. Além dos atendimentos, será feita também a campanha “Oxe, me respeite!”, para prevenir e enfrentar importunações e abusos sexuais.

Pelo projeto Agosto Lilás, Barreiras receberá a peça “Elas à Frente – Protagonismo Feminino no Teatro”, também na Vila Brasil, no mesmo horário dos atendimentos. O teatro dará destaque às temáticas da violência de gênero e do empoderamento feminino, com apoio do edital “Elas à Frente pelo Fim da Violência contra a Mulher”.

A SPM atua na inclusão da mulher na sociedade, na promoção da autonomia econômica feminina, e na prevenção e enfrentamento de violências. De acordo com Neusa Cadore, secretária das Mulheres do Estado, a campanha do Agosto Lilás busca conscientizar a população sobre o que é violência contra a mulher e popularizar os canais de denúncia - como o Disque 180 -, bem como a rede de atendimento.

A Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, destino dos casos que precisarem de atendimento além do dispobibilizado pela unidade móvel, está dividida em Casa da Mulher Brasileira; Centros de Referência de Atendimento à Mulher (Cram); Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam); Centro de Referência de Assistência Social (Cras); Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); Núcleos Especiais de Atendimento à Mulher (Neams); Salas Elas à Frente da SPM; Unidades Móveis da SPM; Defensoria Pública do Estado (DPE); Ministério Público (MP); Tribunal de Justiça (TJ); Casa Abrigo; Casa Acolhimento; Disque 180; Disque 190, e Batalhão Maria da Penha.