Assine

Uma tonelada de carne imprópria para consumo é apreendida na BA


 

Foram encontradas carnes sem registro e em processo de decomposição

  • Da Redação

Salvador
Publicado em 14/07/2023 às 20:17:53
Carnes impróprias foram encontradas em frigoríferos da cidade. Crédito: FPI/BA

Mais de uma tonelada de carne imprópria para consumo foi apreendida em Cafarnaum pela equipe de abatedouros e indústria de lácteos durante etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), na última quarta-feira (12).

Foram encontradas carnes sem registro e em processo de decomposição, de acordo com a coordenadora da equipe, Andréa Kraychete. Além disso, cinco estabelecimentos vistoriados funcionavam sem a documentação necessária para o processamento de carnes e sem os serviços de inspeção.

"Qualquer estabelecimento que venha processar alimento oriundo de origem animal, precisa ser registrado no serviço de inspeção, que pode ser municipal, estadual ou federal. Neste caso, esses comércios não possuem registro e estavam fazendo o processamento indevidamente sem liberação."

Além de vistoriar os açougues e frigoríficos, blitzs foram instaladas em pontos específicos e estratégicos para verificar se os veículos que transportavam animais possuíam a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento obrigatório para o transporte.

Uma audiência pública será realizada no dia 21, em Irecê, para apresentar o resultado das ações da FPI aos gestores municipais, representantes da sociedade civil e organizações sociais da região.

A FPI é coordenada pelos Ministérios Públicos Estadual (MPE) e do Trabalho (MPT), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), com apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).