Assine

Uma semana para aproveitar pratos a preços acessíveis


 

Restaurantes abrem suas portas até o dia 16 de junho para a democratização de público e paladar

  • Nilson Marinho

Publicado em 10/06/2024 às 07:00:00
Restaurante que participa do festival. Crédito: Divulgação

A estudante Carla Maia, de 23 anos, estava rolando o feed do Tik Tok, onde costuma ser bombardeada de conteúdos de turismo, moda e gastronomia, quando sua atenção foi voltada para um “review” - um vídeo em que alguém vai até um restaurante, mostra opções e valores para, no final, fazer uma avaliação.

O restaurante em questão é um dos mais badalados de Salvador, um espaço que Carla, embora tivesse muita curiosidade de conhecer, nunca se sentou por achar que os preços médios dos pratos servidos excediam seus gastos mensais com lazer.

O autor do vídeo, diz Carla, parecia ser tão jovem quanto ela e, aparentemente, com as mesmas condições financeiras. Além disso, lhe foram servidos, lembra a jovem, uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. Tudo por menos de R$ 100, o que cabia em seu bolso.

Isso só é possível por causa do Salvador Restaurant Week, um festival que está em sua 23ª edição e é aderido por uma centena de restaurantes da capital baiana e Lauro de Freitas, na Região Metropolitana. Até o próximo dia 16, esses estabelecimentos estarão de portas abertas para servir pratos a preços mais acessíveis e fixos. Os valores das experiências gastronômicas variam de R$ 54,90 a R$ 109.

“Na mesma semana, fui com alguns amigos conhecer o restaurante e, agora, vou me preparar para conhecer ao menos outros dois até o fim do evento. É uma boa oportunidade de estar em lugares que talvez antes eu não pudesse acessar”, opina Carla.

O evento também é a chance de conhecer culinárias de todo o mundo. Há, por exemplo, restaurantes de comida mediterrânea, oriental, argentina, mexicana e árabe. Muitos clientes que visitam os locais que fazem parte do evento estão indo pela primeira vez e incentivados por conteúdos virais na internet, como a história de Carla.

Festival garante entrada, prato principal e sobremesa. Crédito: Divulgação

“O Restaurant Week movimenta a cadeia produtiva da gastronomia e desperta no público um crescente interesse pela boa mesa. Além disso, é interessante notar a adesão de novos públicos, especialmente os mais jovens, que descobriram o evento por meio de plataformas como TikTok e outras redes sociais”, diz Helaine Schindler, produtora executiva da Lícia Fábio Produções, empresa responsável pela organização desde a primeira edição.

Neste ano, os estabelecimentos comerciais foram incentivados a também integrar, em seus cardápios, pratos considerados mais saudáveis, sem carne ou nenhum alimento de origem animal. A ideia era fazer com que mais pessoas, como os vegetarianos e os veganos, pudessem ter a chance de participar. Essa, inclusive, era uma demanda desse público, que enchia as redes sociais do evento de reivindicações.

“Percebemos há algum tempo um aumento na demanda por opções mais saudáveis no cardápio. Sempre recomendamos aos restaurantes que, além das opções tradicionais, incluam alternativas saudáveis. Porém, recentemente, temos incentivado ainda mais os restaurantes a incluir essas opções devido a esse crescimento pela procura”, continua Helaine.

O restaurante Artesanali, no Shopping Barra, não precisou criar pratos considerados mais saudáveis porque o seu menu é Low Carb, uma dieta baseada no consumo reduzido de carboidratos, dando prioridade àqueles de baixo índice glicêmico. A unidade foi inaugurada em 2023, ano em que também fez parte do Salvador Week.

Por lá, o almoço, com entrada, prato principal e sobremesa, sai por R$ 54,90. Sempre são dadas ao cliente duas opções em cada etapa da experiência gastronômica. Já o jantar, onde também são servidas as três opções, custa R$ 69,90. Ana Amoedo, proprietária do espaço, afirma que a movimentação do restaurante aumentou 25% em relação a 2023.

Helaine diz que, embora o ticket médio seja menor durante o festival, o volume de clientes que chegam aos restaurantes compensa os empresários. Sem contar que, de acordo com ela, essa é uma maneira dos estabelecimentos atraírem novos frequentadores.

“O evento traz um grande movimento para os restaurantes, especialmente para aqueles que se dedicam integralmente a ele, oferecendo um bom menu e atendendo durante muitos dias. Esses restaurantes conseguem um aumento significativo no volume de clientes, o que compensa o menor ticket médio com o maior volume de vendas que o festival proporciona”, comenta a produtora.

“É importante ressaltar que o Restaurant Week não deve ser visto apenas como uma promoção. É uma oportunidade para o público explorar a gastronomia da cidade e para os restaurantes aumentarem sua visibilidade e atraírem novos clientes. Mesmo com um ticket médio mais baixo durante o evento, muitos restaurantes relatam um aumento no faturamento total devido ao volume de clientes que atendem durante o festival”, completa Helaine.

Ricardo Silva, empresário e chef do Silva Cozinha, especializado em comida contemporânea, no Rio Vermelho, afirma que houve na casa um crescimento da demanda em 15%. Clientes que pedem o menu que faz parte do evento tem acesso a vinhos e drinks com “preços especiais”. Assim como o Artesanali, o Silva Cozinha abriu as portas no ano passado, período em que também aderiu ao festival.

Ricardo Silva, empresário e chef do Silva Cozinha. Crédito: Divulgação

“O fato de eu ter participado do evento na inauguração foi uma boa iniciativa de divulgação. Com certeza absoluta, tivemos um fluxo intenso que não haveria se não tivéssemos participado do Salvador Week. Naquele momento, foi muito importante para nós estabelecermos no mercado como uma casa nova”, comenta o chef.

“O Restaurant Week funciona muito bem como vitrine, traz muito o consumidor que não está habituado a sair para jantar ou almoçar todos os dias, então é um cliente especial, que procura ser bem recebido e está realmente aberto a novas possibilidades”, completa.

site oficial do evento traz todos os restaurantes, tipos de menu e de cozinha.