Três PMs são presos suspeitos de envolvimento em homicídios
A ação ocorreu na manhã desta terça-feira (17), em Jequié, Ilhéus e Lafaiete Coutinho
-
Elaine Sanoli
elaine.oliveira@redebahia.com.br
Três policiais militares foram presos durante operação do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). A ação ocorreu na manhã desta terça-feira (17), em Ilhéus, no sul do estado, Jequié e Lafaiete Coutinho, ambos no centro sul baiano. Os três são suspeitos de envolvimento em homicídios.
De acordo com o MP, oito PMs foram alvos das investigações de três operações: "Anunciação", "Faxina" e "Choque de Ordem”. Foram três mandados de prisão e dez de busca e apreensão. Dois dos policiais foram presos em Jequié e um em Ilhéus, sendo que dois deles também foram presos em flagrante por posse de drogas. Foram apreendidos armas de fogo falsas, armas, munições, dinheiro em espécie, celulares, aparelhos eletrônicos, balança de precisão e drogas.
Anunciação: a operação investiga o homicídio de de Joelson Macedo dos Santos Gomes, ocorrida em fevereiro de 2023.
Faxina: apura as circunstâncias da morte de Eric Pereira Maciel, ocorrida no último mês de janeiro deste ano.
Choque de Ordem: dá andamento à investigação da morte de Kailan Oliveira de Jesus, ocorrida em maio de 2023.
"Em todos os três casos, ocorridos no município de Jequié, os óbitos foram registrados incialmente como mortes decorrentes de intervenção policial por resistência armada das vítimas. As apurações apontam, entretanto, possíveis crimes de homicídio, em atuações de guarnições da PM com suspeitas de invasões de domicílios, execuções de pessoas rendidas e até mesmo posterior alteração das cenas dos crimes", informou o MP.