Três mil estudantes ficam sem aula após tiroteios no Complexo do Nordeste Amaralina
Os ônibus pararam de circular e os postos de saúde dos bairros da região também não funcionaram
-
Elis Freire
elis.freire@redebahia.com.br
As aulas foram suspensas nesta quinta-feira (31) em nove escolas do Complexo do Nordeste de Amaralina, que também abrange Santa Cruz, Vale das Pedrinhas e Chapada do Rio Vermelho, em decorrência das operações policiais desta quarta-feira (30) na região.
A Secretaria Municipal da Educação (Smed) informou que a decisão foi tomada devido a “sensação de insegurança” nos bairros. Aproximadamente 3 mil estudantes ficaram sem aulas.
O medo e a violência também afetaram a circulação dos ônibus nos bairros. Desde o começo da manhã desta quinta-feira (31) os moradores estão sem o serviço de transporte público. Nenhum posto de saúde abriu na região que abrange os quatro bairros.
Residentes relataram ao jornal CORREIO que têm escutado tiros desde esta quarta (30) e que as ruas estão vazias por conta da sensação de medo.
“Ontem de madrugada teve um monte de tiro e hoje de manhã também. Escola nenhuma do Complexo teve aula, os ônibus não sobem, teve helicóptero mais cedo. Toda hora passa um monte de viatura e o Nordeste está muito vazio. É muito medo”, relatou diarista que é moradora do Nordeste de Amaralina desde que nasceu. Ela preferiu não se identificar.
Confira as escolas com aulas suspensas:
Escola Municipal Santo André;
CMEI Vale das Pedrinha;
Escola Municipal Centro Social Neusa Nery;
Escola Municipal Artur de Sales;
Escola Municipal José Calazans Brandão da Silva;
Escola Municipal Vale das Pedrinhas;
Escola Municipal Comunitária Cristo Redentor;
Escola Municipal Maria Amália Paiva;
Cmei Dália de Menezes.
Operações Policiais
Equipes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) Bahia, da Secretaria da Segurança Pública (PM e PC) e da Polícia Federal deflagraram uma operação nas primeiras horas desta quinta-feira (31), no Complexo do Nordeste de Amaralina. A ação acontece após suspeitos atacarem policiais no bairro na terça-feira (29).
Segundo a SSP, a Operação Rota Segura tem como objetivo desarticular facção envolvida com formação de bondes, tráficos de drogas e armas, ataques a viaturas, corrupção de menores, roubos, lavagem de dinheiro, entre outros crimes.
Ordens judiciais são cumpridas nas localidades da Santa Cruz, Vale das Pedrinhas e Chapada do Rio Vermelho. Segundo a Polícia Federal, estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e três de prisão.
*Sob supervisão de Kivia Souza