Assine

Servidores enviam carta ao governador Jerônimo Rodrigues e cobram melhorias no Planserv


 

Beneficiários do Planserv demonstram preocupação com a venda do Hospital da Bahia

  • Maysa Polcri

Publicado em 21/11/2024 às 10:27:45
Hospital para beneficiários Planserv foi inaugurado em junho. Crédito: Divulgação

Associações que representam funcionários públicos da Bahia enviaram uma carta ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) cobrando melhorias no Planserv - plano de saúde dos servidores do governo estadual. As entidades destacam preocupações com a qualidade do atendimento e propõem a criação de uma rede própria de saúde para complementar o credenciamento da rede privada, visando a um melhor atendimento preventivo e curativo.

Neste mês, o Hospital da Bahia, na Pituba, suspendeu os atendimentos de urgência e emergência do Planserv devido ao fato de a unidade de saúde estar em processo de venda. Segundo apurou o CORREIO, o hospital, que integra a rede Dasa, será comprado pela maior rede privada de hospitais do país, o Grupo Rede D'Or São Luiz. Após suspensão no Hospital da Bahia, beneficiários do Planserv denunciaram o sucateamento do plano

No documento endereçado ao governador, os servidores dizem que o Planserv "foi crucial para a edificação do Hospital da Bahia, sendo seu principal cliente". Os servidores pedem que o governo do estado comunique ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) a necessidade de evitar a concentração de mercado pela Rede D'Or São Luiz. As negociações de compra e venda foram negadas pelas empresas.

Trecho da carta enviada ao governador . Crédito: Reprodução

Os servidores também defendem o aumento da participação financeira do governo no plano, sugerindo elevar a contribuição patronal para, no mínimo, 5% da Receita Corrente Líquida (RCL). A carta foi enviada no dia 12 de novembro. 

Na carta, assinada pela Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia (Fetrab) e pela Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia (Afpeb), as entidades pedem que seja realizada uma reunião com o governador. "É necessária para discutir essas questões e buscar soluções que garantam um atendimento de saúde mais justo e acessível para beneficiários", dizem. 

Desde junho, o Planserv conta com um hospital de atendimento exclusivo do convênio, localizado em Brotas. A unidade terá a abertura de 150 leitos antecipada para atender a demanda após a suspensão no Hospital da Bahia. Em entrevista recente, Jerônimo Rodrigues disse 'estar no limite' quanto à situação do Planserv.