Servidores do INSS entram em greve a partir desta terça (16)
Trabalhadores exigem cobrança de nível superior para as funções técnicas
-
Da Redação
redaçao@redebahia.com.br
Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entram em greve a partir desta terça-feira (16) em todo o Brasil. Na Bahia, o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (SINDPREV) fará um ato na agência das Mercês, em Salvador, a partir das 6h30. A Bahia possui mais de 2 mil dos 19 mil servidores do Brasil, distribuídos em sete gerências regionais.
A pauta de reivindicações dos trabalhadores inclui a exigência de nível superior para as funções técnicas, carreira típica de Estado com reestruturação, melhoria das condições de trabalho e modernização de equipamentos e instalações, além do veto à extensão das gratificações GDAS - visa o recebimento das diferenças da devidas aos inativos e pensionistas do INSS que têm direito a paridade constitucional.
Segundo o coordenador do Sindicato no Estado, Edivaldo Santa Rita, nos últimos anos não houve nenhuma licitação para a contratação de serviços como reforma e climatização para as agências da Previdência. Segundo ele, as condições precárias prejudicam o atendimento, a produtividade dos servidores e traz desconforto para o segurado.
A redução do número de agências também contribui para a lentidão nos processos de concessões de aposentadorias e benefícios, segundo o coordenador do SINDPREV. “Somente em Salvador e Região Metropolitana, perdemos postos importantes como Comércio, Praça da Sé e Candeias”, observa.
Em nota, o INSS informou que assuntos relacionados a negociações e reajustes salariais do funcionalismo federal são tratados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Nesta terça (16) haverá uma reunião às 16h no MGI com representantes dos servidores.
Enquanto isso, mais de 100 serviços do INSS podem ser realizados pela plataforma Meu INSS, que tem versão para celular (app) ou pelo site, ou pela Central de Atendimento 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h.