Assine

Semob promove curso de atualização do CTB para agentes de trânsito


 

Reuniões discutem temas como legislação, ética e operação na rua

  • Da Redação

Salvador
Publicado em 13/03/2024 às 13:20:55
Semob promove curso de atualização do CTB para agentes de trânsito. Crédito: Jefferson Peixoto/Secom PMS

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) realiza um curso de atualização profissional para os agentes de trânsito que atuam na capital baiana. A capacitação proporciona acesso a novos conhecimentos, atendendo à Portaria nº 94/2017, que instituiu o Curso de Atualização do Código de Trânsito Brasileiro a cada três anos.

A carga horária é de 32 horas, distribuídas em quatro turmas. O trabalho é feito dentro de três módulos, com temas como legislação, ética e operação na rua.

O titular da Semob, Fabrizzio Muller, ressaltou a relevância das aulas para garantir a segurança nas vias. "Esse curso de atualização é realizado por instrutores, que são os nossos próprios agentes que orientam os demais, através de aulas teóricas e práticas. É importante que toda a equipe esteja sempre atualizada sobre a legislação de trânsito, especialmente para garantir a segurança de motoristas e pedestres", contou.

Um dos instrutores do curso, Márcio Francisco dos Santos, que é supervisor da área da Coordenadoria de Administração e Fiscalização (Cofat), destacou a importância da iniciativa. "Os nossos agentes precisam estar atualizados para agir melhor no dia a dia, assim como para orientar corretamente o usuário", afirmou.

Para Betto Brito, agente de trânsito e participante do curso, a atualização é de extrema importância. “É preciso considerar as inovações e mudanças que sempre ocorrem, com novos equipamentos, novas técnicas, novos dispositivos. Por exemplo, alguns veículos que antes não tinham lâmpada LED, mas que hoje possuem e os motoristas precisam estar atentos ao que determina a legislação. Enfim, estamos buscando caminhar junto para uma melhor segurança, por uma melhor fluidez no trânsito, pensando também no deslocamento do coletivo", relatou.