Assine

Santa Luzia do Lobato tem 150 casas reformadas pelo Morar Melhor


 

São ofertados R$ 11 mil por imóvel; moradores escolhem melhorias

  • Da Redação

Salvador
Publicado em 13/07/2024 às 11:54:11
Morar Melhor reforma casas em Salvador. Crédito: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

Foram entregues, na manhã deste sábado (13), 150 casas reformadas pelo programa Morar Melhor. O projeto restaura imóveis de famílias de baixa de renda.

A entrega foi feita pela prefeitura de Salvador, responsável pela obra das residências. Foram contemplados moradores de Santa Luzia do Lobato, no Subúrbio. É a terceira vez que a localidade é beneficiada com a iniciativa.

No total, 282 imóveis no entorno já foram reformados. De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Francisco Torreão, o Morar Melhor é o maior programa social tocado pela administração municipal.

“É um programa que já ultrapassou 52 mil famílias beneficiadas. Não é só uma reforma em si. Trata-se de um resgate à dignidade dos moradores, que recuperam a autoestima após verem seus lares, antes insalubres, em plenas condições de moradia. Cada família passa a ter uma casa nova sem mudar de endereço”, explicou.

Coordenado pelo órgão, o Morar Melhor disponibiliza R$ 11 mil por moradia para realizar um conjunto de obras de requalificação de acordo com a escolha dos próprios moradores. Os serviços vão desde nova pintura e reboco até a reforma completa do telhado ou a criação de novos cômodos, como banheiro e área de serviço, além da troca de portas, janelas, pia, vaso sanitário e outros itens essenciais.

Uma das contempladas pelo programa em Santa Luzia do Lobato, Andreza Santos de Souza, 40 anos, celebrou a transformação da sua casa, onde mora com seus dois filhos. “Sou grata porque o programa fez não só pela minha casa, mas também pela casa de muita gente daqui da minha vizinhança. Antes da reforma, tudo aqui alagava, era um caos”, lembrou.

Funcionamento

O Morar Melhor segue critérios como precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE e na observação de campo; áreas com maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; com maior predominância de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza e com maior incidência de mulheres chefes de família, entre outros requisitos.

Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos. Desde 2015, o Morar Melhor já reformou cerca de 52 mil imóveis em mais de 300 localidades da capital baiana.

Entre os locais beneficiados este ano estão Rio Sena, Bairro da Paz, Calabetão, Arenoso, Nova Constituinte, Ilha Amarela, Lobato, São Gonçalo do Retiro, Pirajá, Mirantes de Periperi, Calafate (Fazenda Grande do Retiro), Parque Tercal (Campinas de Pirajá), Buraco da Gia (Brotas), Santa Mônica e Narandiba.