Santa Bárbara abre o calendário de festas populares até o Carnaval; veja a programação
Nesta segunda (4), o Pelourinho se 'coloriu' de vermelho e foi o primeiro teste para o verão
-
Yasmin Oliveira
redacao@redebahia.com.br
Após as pétalas vermelhas cobrirem o Pelourinho em homenagem a Santa Bárbara, o calendário de festas populares em Salvador se abriu. A partir dessa segunda-feira (4), as celebrações terminam apenas em fevereiro, mês do Carnaval.
Na sexta-feira (8), é comemorado o dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia. A Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, localizada no bairro do Comércio, recebe a população para celebrar uma homenagem à padroeira da Bahia, sendo a festa religiosa mais antiga do Brasil. Adorada pelos católicos e reverenciada pelos adeptos do candomblé, no sincretismo religioso a santa é Oxum, orixá das águas doces. Além disso, alguns artistas já deram início aos ensaios de verão, que também reúnem grandes públicos.
“Essa coisa de calendário é uma coisa antiga, se tinha um calendário oficial das festas populares, mas algumas foram acrescentadas depois fora do calendário. Como, por exemplo, a festa de São Nicodemus, que aconteceu na semana passada. Do calendário que se tornou mais ou menos oficial, Santa Bárbara passou a ser a primeira, porque a primeira quinzena de dezembro, é das Santas Mulheres”, relata o escritor, jornalista e colunista do CORREIO, Nelson Cadena.
A primeira quinzena começa com a homenagem para Santa Bárbara (4), seguida da Nossa Senhora da Conceição da Praia (8) e termina com Santa Luzia (13). A próxima festa popular acontece em janeiro, no dia 1º de janeiro, temos a festa de Boa Viagem e Bom Jesus dos Navegantes. “E outras festas foram desaparecendo completamente e outras ficaram. Por exemplo, a Nossa Senhora da Luz, que era uma festa que era feita na Pituba, ela desapareceu totalmente. Das que ficaram depois do Senhor do Bonfim, o calendário continua com a festa de Itapuã e a festa de Iemanjá”, explica Cadena.
Segundo o escritor, a maioria das festas não se tem registro de quando surgiram. Por conta dos veículos de imprensa, as datas foram sendo inventadas e com a repetição, elas se cristalizaram.
Confira as datas:
DEZEMBRO
Nossa Senhora da Conceição da Praia
Dia: 08 de dezembro
Local: Bairro do Comércio
A Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, situada no Comércio e é a terceira construída no local. A festa homenageia a padroeira da Bahia e Oxum, orixá das águas doces, além de ser considerada a festa religiosa mais antiga do Brasil.
Festa de Santa Luzia
Dia: 13 de dezembro
Local: Pilar, no Comércio
A festa junta fieis em longas filas para molharem os olhos com a água milagrosa de Santa Luzia. Esta água corre dia e noite da fonte na gruta da Igreja de Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia. Alguns fieis levam garrafas para armazenar a água e ambulantes vendem toalhas bordadas com o nome da santa para que as pessoas possam secar os olhos depois.
Festival Virada Salvador
28 de dezembro até 01 de janeiro
Local: Boca do Rio
Organizado pela Prefeitura de Salvador, o Festival Virada Salvador trará cinco dias de música. São mais de 70 horas de canções com mais de 40 atrações musicais confirmadas.
Festa de Boa Viagem e Bom Jesus dos Navegantes
31 de dezembro e 1 de janeiro
Local: Cidade Baixa
Com duas procissões marítimas, onde a primeira acontece no último dia do ano com um percurso do Largo da Boa Viagem até a Basílica da Conceição da Praia e a segunda ocorre no primeiro dia do ano, uma das mais populares da cidade. Centenas de embarcações acompanham a Galeota Gratidão do Povo, que conduz a imagem de Nosso Senhor dos Navegantes pelas águas da Baía de Todos os Santos.
JANEIRO
Folia de Reis (Dia de Reis)
06 de janeiro
Local: Largo da Lapinha.
Após missa celebrada às 18h, ocorre o tradicional desfile dos Ternos de Reis. A Folia de reis é celebrada na religião católica com o intuito de comemorar a visita dos três Reis Magos ao menino Jesus.
Lavagem do Bonfim
11 de janeiro
Local: Caminhada do Comércio até a Igreja do Bonfim.
A lavagem traz a mistura entre o sagrado e o profano com a festa e a procissão religiosa. A tradicional festa acontece na segunda quinta-feira do ano e é considerada como a maior manifestação popular da Bahia. O festejo começa em frente à Igreja da Conceição da Praia, onde acontece um Culto Ecumênico. Depois, dá-se início a uma caminhada de 8 km até a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim.
São Lázaro
27 de janeiro
Local: Federação
Devotos de São Roque, São Lázaro e Omolu se reúnem nesta data para prestar homenagens. O protetor dos enfermos, desamparados e dos animeis é celebrado no último domingo de janeiro, mas também é dia de Omulu, o orixá da saúde. A tradicional festa de celebração à Omulu é marcada pela com lavagem da escadaria da igreja de São Lázaro, velas acesas e banho de pipoca.
FEVEREIRO
Festa de Yemanjá
02 de fevereiro
Local: Rio Vermelho
Na madrugada, tudo começa quando religiosos, turistas e devotos se unem para oferecer oferendas e pedidos nos balaios que ficam na Casa do Peso no Bairro do Rio Vermelho, a Casa de Iemanjá. A orla do Rio Vermelho é tomada pelas cores azul e branco, representando Yemanjá. No final do dia, um cortejo de barcos leva os balaios cheios de flores para alto mar. Emocionante!
Lavagem de Itapuã
1º de fevereiro
Local: Itapuã
Os festejos reúnem manifestações sagradas e profanas em torno da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Itapuã. Por volta do meio dia, as baianas iniciam a lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, que fica na Praça Dorival Caymmi, com muita água de cheiro. Pela tarde acontece a festa profana que é regada com muita comida e bebida, além de haver os cortejos e desfiles.
Fuzuê / Pré-Carnaval de Salvador
03 de fevereiro
Local: Circuito Orlando Tapajós (Barra)
Grupos culturais, folclóricos e tradicionais se juntam a bandas de chão para trazer os foliões no Circuito Orlando Tapajós: contra-fluxo no circuito Dodô (de Ondina em direção à Barra), entre o Clube Espanhol e o Farol da Barra para o primeiro dia do pré-carnaval.
Furdunço / Pré-Carnaval de Salvador
04 de fevereiro
Local: Circuito Orlando Tapajós (Barra)
Bandas e grupos artísticos fazem o contra-fluxo do tradicional circuito Dodô, conhecido como Orlando Tapajós, que começa em Ondina e vai até à Barra no segundo dia de pré-carnaval.
Carnaval de Salvador
08 a 13 de fevereiro (quinta a terça-feira)
Circuitos Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande), Mestre Bimba (Em Amaralina) e Batatinha (Pelourinho)
Quarta de Cinzas
14 de fevereiro
Local: Circuito Dodô (Barra-Ondina)
O arrastão da Quarta de Cinzas celebra o fechamento do Carnaval de Salvador.
*Com orientação da subeditora Monique Lôbo