Assine

Salvador sedia a maior feira de intercâmbio da América Latina


 

Evento foi oportunidade para estudantes que buscam cursos de graduação e pós-graduação, além de opções de intercâmbio e aprendizado de idiomas

  • Da Redação

Salvador
Publicado em 10/10/2023 às 22:34:26
Salvador sedia Salão do Estudantea maior feira de intercâmbio da América Latina. Crédito: Ana Albuquerque

Salvador sediou, nesta terça-feira (10), a segunda edição do Salão do Estudante, maior evento de educação internacional da América Latina. Com mais de 100 instituições de ensino de diferentes países, o evento foi uma oportunidade para estudantes que buscam especialmente cursos de graduação e pós-graduação, além de opções de intercâmbio e aprendizado de idiomas.

Além da capital baiana, o evento já foi realizado neste mês em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Na próxima quinta-feira (12) será a vez de Belo Horizonte e no sábado (14) em Curitiba.

As instituições presentes no evento ofereceram diversas opções para quem pretende fazer graduação e pós-graduação no exterior, um perfil que cresceu muito entre os visitantes nos últimos anos.

Para atender essa turma, o Salão contou com a presença de representantes de diversas instituições internacionais de ponta, como a University of Montreal, do Canadá e a University of California San Diego, dos Estados Unidos, University of Sheffield, do Reino Unido, três universidades de destaque em seus países. As mais conhecidas universidades portuguesas também estavam presentes, como Universidade de Lisboa, Católica Portuguesa e Universidade do Porto.

Salvador sedia Salão do Estudantea maior feira de intercâmbio da América Latina. Crédito: Ana Albuquerque

Portugal marcou presença com cerca de 20 instituições, entre universidades como Porto, Lisboa e Católica, institutos politécnicos e universidades privadas. Desde 2014, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é aceito pelas universidades portuguesas como forma de ingresso.

Além das instituições de ensino superior portuguesas, o evento reuniu representantes de diversos países, incluindo Canadá, Estados Unidos, França, Reino Unido e Turquia.

Pela segunda vez no evento, a Turquia regressa ao Salão do Estudante. Representantes do país turco estiveram respondendo perguntas sobre os diversos cursos, o sistema de ensino do país, além de custos de vida e vistos.

Salvador sedia Salão do Estudantea maior feira de intercâmbio da América Latina. Crédito: Ana Albuquerque

Baianos que buscam estudar no exterior querem ir principalmente para os EUA, Canadá e Portugal

A recente pesquisa promovida pela BMI, responsável pela organização do Salão do Estudante, lançou luz sobre as aspirações e preferências dos estudantes brasileiros que têm interesse em estudar no exterior. 

Dos 3.500 participantes que responderam ao questionário, 51,9% já completaram o ensino superior. Destes, 48% têm planos de viajar para o exterior daqui a mais de um ano. A faixa etária predominante entre os respondentes varia entre 18 e 26 anos.

Quanto aos destinos preferidos, os EUA continuam sendo a primeira escolha, atraindo o interesse de 43,83% dos entrevistados. Canadá e Portugal complementam o top três, com respectivas preferências de 42,50% e 40,70%.

Quanto ao tipo de estudo, 53,94% buscam cursos de idiomas, enquanto 37,88% têm o desejo de cursar uma graduação no exterior e 27,69% mostram interesse em programas de MBA.

No contexto linguístico, o inglês permanece como o idioma mais visado, com 49,30% dos participantes querendo aprimorar a língua. Seguem-se o espanhol, com 27,36%, e o francês, sendo a preferência de 19,85% dos respondentes.

O público masculino se destacou na pesquisa, representando 64% das pessoas que responderam ao questionário durante o Salão do Estudante.