Salvador registra em apenas 48h acumulado de chuva previsto para todo o mês
Bairros da cidade acumularam 100 milímetros de precipitação
-
Wendel de Novais
wendel.novais@redebahia.com.br
As quedas de muros registradas em Salvador, no bairro da Pituba e em Ondina, não foram registradas à toa. Desde o fim de semana, chuvas intensas têm sido registradas. O volume foi tão alto que, nesta segunda-feira (25), alguns bairros acumularam o volume previsto para todo o mês de novembro em apenas 48 horas. De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), a previsão geral era de 108,2 mm de precipitação neste mês. No entanto, regiões como a do Pau Miúdo, Retiro, San Martin e Plataforma já chegaram a um acumulado acima de 180 mm.
De acordo com o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), nas últimas 6h, os dez locais onde foram registrados os maiores acumulados de chuva foram: Brotas (63,2 mm), Barra – Vila Naval (59,4 mm), Bairro da Paz (48,2 mm), Engenho Velho de Brotas (47,6 mm), Campinas de Brotas (47,6 mm), Mata Escura (47,0 mm), Barris (46,8 mm), Chapada do Rio Vermelho (46,4 mm), Patamares (45,8 mm) e Barbalho (45,6 mm). Os dados foram atualizado às 11h50.
Ao menos 10 bairros ultrapassaram 68% dos 100mm esperados em novembro. Diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo destacou que equipes da Defesa Civil estão na cidade realizando trabalho preventivo. No momento, apesar de não haver registros graves, o estado é de atenção pelo alto volume de chuva.
“Nessas últimas 48 horas, já ultrapassamos 100 mm em alguns bairros. Ou seja, já equiparamos aí o que era para chover em todo mês. O que chama atenção é justamente a apresentação desses dados. A gente continua atendendo uma população em regime de plantão, então a qualquer momento é só manter contato com a Codesal que os nossos engenheiros estão em campo realizando as vistorias”, fala.
Nas primeiras 12 horas desta segunda-feira, por conta da chuva, a Codesal registrou 26 ocorrências - 11 foram por deslizamento de terra, oito por ameaça de deslizamento, cinco por ameaça de desabamento, uma por ameaça de queda de árvore e uma por infiltração. Apesar dos registros, Sosthenes afirma que a chegada da frente fria que trouxe as chuvas já era esperada.
“Já estava previsto chegar essa frente fria que, com toda certeza, sempre traz esse tipo de acumulado de mais chuvas. Agora, é claro, chama atenção porque temos uma média histórica de 108 milímetros para todo mês e, em apenas 30 minutos, há lugares com 46 milímetros, o que é quase a metade”, destaca ele.
A Codesal atende a demandas em toda a Salvador. Em caso de emergência, o cidadão pode ligar para a Defesa Civil de forma gratuita através do número 199.
Previsão
Para esta segunda (25), a previsão é de céu nublado com chuvas moderadas, a qualquer hora do dia. Nesta terça-feira (26) e quarta-feira (27), o céu estará nublado com chuvas moderadas, a qualquer hora do dia.
Já na quinta-feira (28/11), a previsão é de céu parcialmente nublado com chuvas fracas e isoladas, a qualquer hora do dia, informou a Codesal.