Salvador é afetada por onda de calor do Centro-Oeste e Sudeste do país
Temperatura na cidade deve continuar acima da média até final de semana
-
Emilly Oliveira
emilly.oliveira@redebahia.com.br
Apesar de não estar sendo atingida pela massa de ar quente associada a onda de calor que paira sobre as regiões Centro-Oeste e Sudeste do país, a capital dos baianos está sendo influenciada por ela. O resultado são temperaturas acima da média esperada para o mês de novembro, mas não por tempo suficiente para se igualar as cidades que estão no centro da massa de ar quente.
Nesta terça-feira (14), Salvador registrou 32,3°C, enquanto a temperatura máxima esperada para os meses de novembro é de 29,8°C. Segundo o especialista em meio ambiente do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) Aldirio Almeida, apesar de ser uma diferença considerável, ela está dentro das variações registradas quando há presença de uma massa de ar quente e está abaixo do recorde histórico do mês, registrado em 2015, de 33,1°C.
“No Brasil, nós utilizamos como critério para definir onda de calor um período de, pelo menos, cinco dias com temperaturas máximas no mínimo 5°C acima da média histórica. A massa de ar quente e seco associada a esta onda de calor está centrada sobre parte do sudoeste e centro-oeste brasileiro, influenciando mais as condições no oeste baiano. Desta forma, o litoral baiano, incluindo Salvador e RMS, não deve atingir o critério adotado para classificação”, explica Aldirio.
Quem também está sendo afetado pela onda de calor, mesmo sem estar em seu epicentro é o oeste da Bahia. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Barreiras tem previsão de Sol para o resto da semana, com temperaturas que podem chegar a 38°C
Sensação térmica
Por estar situada no litoral-baiano, Salvador é uma cidade úmida. Segundo Aldirio, essa umidade associada a alta temperatura é a responsável por gerar a sensação de que está mais quente do que o número no termômetro indica.
“A uma mesma temperatura, quanto maior a umidade relativa do ar, maior é a sensação de calor. Por exemplo, hoje [terça-feira (14)], no momento que os termômetros registraram 32,3°C, a umidade relativa do ar estava em 52%, o que implica uma sensação térmica de 35°C”, detalha Aldiro
Ainda segundo ele, mesmo fora da onda de calor, as temperaturas em Salvador devem permanecer acima da média esperada para o mês de novembro até o final desta semana.
Previsão para Salvador
Quarta-feira (15):
Máxima: 31°C
Mínima: 24°C
Clima: sol e aumento de nuvens com chances de chuva a noite.
Quinta-feira (16):
Máxima: 31°C
Mínima: 25°C
Clima: sol e aumento de nuvens de manhã, pancadas de chuva de tarde e tempo firme à noite.
Sexta-feira (17):
Máxima: 32°C
Mínima: 24°C
Clima: sol e aumento de nuvens de manhã, pancadas de chuva de tarde e tempo firme à noite.
fonte: Inmet