Roteiro pet: conheça locais públicos que atraem animais e seus tutores na Pituba
Bairro é repleto de praças e outros espaços com atrativos para os bichinhos
-
Monique Lobo
monique.lobo@redebahia.com.br
Espaços petfriendly estão cada vez mais comuns nas cidades. Restaurantes, creches e outros estabelecimentos buscam atrair os tutores e seus animais. Mas, para quem quer fazer um passeio no melhor estilo “0800”, o bairro da Pituba é um bom destino. Por lá, dá pra encontrar praças e outros espaços públicos que costumam atrair muitos pets.
A Praça Nossa Senhora Assunção é um desses locais. Localizada entre a Rua das Angélicas e a Rua Guillard Muniz, o espaço possui um dog park e muita área verde para os bichinhos correrem. O pouco fluxo de carros entre as pistas atrai os tutores, já que os animais podem ficar soltos pela praça sem o risco de um acidente, além de curtir o espaço cercado. O empresário Diego Morais costuma levar seu vira-lata Dolly Bob no local sem preocupação. “De 17h até às 19h, é o horário que tem mais cachorros lá. Eles ficam soltos, brincando ali. São tantos cachorros interagindo que, raramente, saem dali e vão pra pista. E lá é legal, porque é um espaço muito grande”, explicou.
Para variar o roteiro de Dolly, Diego costuma revezar entre as praças do bairro. Outro ponto de encontro para os residentes de quatro patas é a Praça Marcelo Caribé. Inaugurada este ano, o espaço fica entre a Rua Ceará e a Alameda Pádua. “Eu gosto de levar ele em praças diferentes, porque ele vai se acostumando. Às vezes, ele chega lá, já vê todos os cachorros que conhece, senta e fica olhando, não interage. Por isso, eu vou variando”, contou.
A Praça Belo Horizonte, na Rua Amazonas, também costuma receber muitos pets. Quem passa por lá, encontra alguns obstáculos para os animais brincarem, além de parquinho infantil e academia ao ar livre para um passeio com toda a família.
E não dá pra deixar de destacar a mais famosa das praças do bairro, a Ana Lúcia Magalhães, que tem um dog park cercado com dez brinquedos em formato de piquetes, duas casas de cachorro, seis brinquedos em formato de manilhas e seis brinquedos em formato de paraciclos. Além disso, a área verde costuma ser um ponto de lazer entre os bichos e os tutores.
Mas, não são só as praças que reúnem os bichos. A Lagoa dos Patos, um parque localizado na Rua Piauí, é um desses exemplos. Ela também tem um espaço cercado feito especialmente para os animais com os obstáculos e brinquedos, mas é preenchida por eles em toda a sua extensão.
Tem ainda um campo que fica entre três prédios na Rua Colmar Americano da Costa, um espaço grande que foi adotado pelos residentes há mais de dez anos e atrai gente até de outros bairros. A dimensão do campo é um dos maiores atrativos. Como a demanda por esses locais cresceu nos últimos anos, muitos buscam áreas que comportem esse volume de cachorros. E por lá, principalmente no final da tarde e início da noite, a movimentação dos pets é intensa.