Redemoinho de poeira assusta moradores de Capim Grosso
Fenômeno aconteceu na Avenida Airton Sena, na quinta (21)
-
Monique Lobo
monique.lobo@redebahia.com.br
Imagine você parar em uma avenida e dar de cara com um redemoinho levantando poeira ao seu redor. Foi o que aconteceu com moradores de Capim Grosso, na região norte do estado, na quinta-feira (21). O fenômeno aconteceu na Avenida Airton Sena, uma das principais da cidade, bem em frente ao Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Jacuípe III - Edna Daltro, e foi registrado em vídeo.
Nas imagens é possível ver o espiral de poeira bem próximo a pista. Alguns motoristas ainda pararam para registrar a cena. Pouco tempo depois, a formação foi se desfazendo até se dissipar por completo.
De acordo com a meteorologista do Climatempo, Andrea Ramos, o que aconteceu no município baiano é sim um redemoinho e o fenômeno é formado por instabilidade atmosférica, convecção (transferência de calor), movimento de massas de ar e mudanças bruscas de temperatura e umidade. "O interessante é que se desenvolve quando há instabilidade e gera um centro de baixa pressão", explicou.
Ainda segundo ela, apesar de ter surpreendido os moradores, os redemoinhos são comuns em áreas tropicais.
Previsão do tempo
A previsão do tempo para Capim Grosso neste final de semana é de chuva. De acordo com o site do Climatempo, neste sábado (23), o dia começa com o aumento de nuvens e com pancadas de chuva no fim da manhã e à tarde. À noite, o tempo fecha de vez com possibilidade de temporal.
No domingo (24), a possibilidade de temporal começa mais cedo, pela tarde, com chuva durante todo o dia.