Assine

Quadrilha é presa por cárcere privado e maus-tratos a idosos em Centro de Feira de Santana


 

Decisão Judicial determinou o fechamento da instituição

  • Da Redação

Salvador
Publicado em 05/06/2024 às 15:01:31
Quatro pessoas são presas suspeitas de cárcere privado no Centro de Recuperação IDE em Feira de Santana. Crédito: Divulgação / MPBA

Quatro pessoas foram presas na terça-feira (4) durante uma operação conjunta realizada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), com apoio das polícias Civil e Militar, no Centro de Recuperação Projeto de Instituição Evangelizar (Centro de Recuperação IDE), no distrito de Humildes, em Feira de Santana.

O Centro era clandestino e funcionava sem alvará sanitário. A operação cumpria uma decisão Judicial que atendeu pedido do MP para interditar o local, onde foi constatada a prática de maus-tratos.

A decisão Judicial determinou o fechamento da instituição, após o encaminhamento dos pacientes da instituição para suas famílias ou para outros centros que atendam as suas necessidades.

A operação constatou a existência de um galpão na área externa da instituição, onde foram encontrados idosos e enfermos. Há a suspeita de que pacientes eram mantidos trancados e separados dos demais, sem cuidador, em cárcere privado e sofreriam maus-tratos.

A investigação apontou que os internos sofriam de maus tratos e agressões físicas e psicológicas no interior de um cômodo, o que foi confirmado através dos relatos feitos aos policiais, no centro de recuperação. Foram presos em flagrante três homens e uma mulher, responsáveis pela administração do local.

“A investigação está sendo conduzida para apurar as responsabilidades dos envolvidos e nenhum dos internos será deixado na rua, uma vez que o fechamento da unidade está condicionado a que cada paciente seja encaminhado em um local específico”, afirmou o promotor de Justiça Audo Rodrigues.

Os acusados realizaram exame de lesão corporal e vão responder pelo crime de cárcere privado qualificado. Atualmente, estão à disposição do Poder Judiciário.