Prevenir câncer de mama é possível; saiba como
Campanha Outubro Rosa chama atenção para a prevenção e sintomas da doença
-
Maysa Polcri
maysa.polcri@redebahia.com.br
Apenas neste ano, 2.705 pessoas foram internadas por complicações de câncer de mama na Bahia. Em 39,1% dos casos, os pacientes tinham entre 50 e 64 anos. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico da doença, maiores são as chances de cura. Vários fatores podem contribuir para o desenvolvimento do câncer, desde exposição a produtos químicos até fatores hormonais e genéticos. Porém, é possível tomar algumas medidas para prevenir a doença.
"Prevenção do câncer de mama significa diminuir ou eliminar a exposição da mulher aos fatores de risco, a fim de reduzir a possibilidade da ocorrência da doença ao longo da vida", diz o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Confira as dicas do instituto para prevenir a doença:
Estilo de vida saudável
Consumo excessivo de álcool e excesso de peso, principalmente na pós-menopausa, aumentam o risco de câncer de mama. Por meio da alimentação saudável, atividade física e do controle do peso corporal é possível evitar 28% dos casos de câncer de mama.
Quando possível, evitar terapia hormonal
A terapia de reposição hormonal (TRH), principalmente a terapia combinada de estrogênio e progesterona, aumenta o risco do câncer de mama. O aumento de risco de desenvolver a doença diminui progressivamente após a suspensão da TRH.
Amamentação
O aleitamento materno elimina células mamárias com mutações e previne o câncer de mama.
Evitar exposição à radiação
A exposição excessiva à radiação ionizante, como as utilizadas em exames de imagem (raios X, tomografia e mamografia), também aumenta o risco de desenvolver a doença.