Assine

Preta Gil participa da missa de ação de graças em Salvador: 'Gratidão'


 

Cerimônia contou com a presença de amigos e familiares da cantora

Publicado em 05/01/2024 às 11:50:24
Preta não conteve a emoção. Crédito: Arisson Marinho / CORREIO

Segundo a tradição católica, a primeira sexta-feira do mês é dedicada ao agradecimento às bênçãos do ano que passou. Esse sentimento ecoava entre os fiéis na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, localizada no Pelourinho. Entre os presentes, uma especial: Preta Gil. A cantora participou, na manhã desta sexta-feira (5), de uma missa de ação de graças, em Salvador.

A cantora descobriu o câncer no intestino em janeiro do ano passado. Após meses de tratamento contra a doença, ela anunciou no mês de dezembro que estava recuperada da doença. Preta Gil chegou a relatar que, enquanto estava na UTI, passou por um doloroso processo de separação de seu ex-marido, Rodrigo Godoy. Ela voltou aos palcos no dia 01, acompanhada da família Gil, no Festival da Virada.

Após o fim do tratamento,, Preta Gil está em Salvador de férias. Na primeira sexta-feira do ano, ela foi acompanhada de amigos e familiares para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos para agradecer pela recuperação. “É um momento de muita gratidão. Eu tenho certeza que a minha fé e o amor das pessoas me curou. A igreja celebrou a missa no meu aniversário e eu não pude vir porque eu estava doente e agora que estou recuperada achei importante vir agradecer”, afirmou.

A cerimônia contou com a presença de amigos e familiares. Entre eles, políticos, o pai Gilberto Gil, a madrasta Flora e a apresentadora Regina Casé. “Nós buscamos essa união, é importante que comungue o amor entre as pessoas. A minha passagem na terra sempre foi sobre alegria e quero passar a mensagem de que o amor cura todos nós”, disse Preta Gil.

O pai Gilberto Gil foi um dos presentes. Crédito: Arisson Marinho / CORREIO

Organizada pelo produtor Geraldo Badá, a cerimônia foi feita em agradecimento pela recuperação da cantora. Ele conta que a data da missa foi uma escolha de Preta. “A família Gil tem uma ligação muito grande com a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Bela Gil foi batizada aqui nessa igreja, e quando Gilberto Gil estava doente e se recuperou, ele veio aqui agradecer”, disse.

A missa começou por volta das 10h40. Preta Gil entrou acompanhada da neta Flor de Maria. O pároco da igreja, o padre Lázaro Muniz, fez a celebração da missa e comentou sobre a ocasião. “Hoje é um dia de muita alegria, para dizer como é bom a nossa vida e a dos nossos irmãos. A fé é muito importante para ajudar a gente a superar as dores e dificuldades da vida”, afirmou.

Um dos presentes na cerimônia foi o apresentador Vinícius Gomes, 34, conhecido como Gominho. Amigo de Preta Gil há 15 anos, ele largou o trabalho em uma rádio de Salvador para acompanhar a cantora no tratamento. “A gente está aqui hoje para comemorar essa vitória dela, da força da fé dela. Foi um período bem difícil e ter o apoio da família e dos amigos foi um impulso a mais para ela.”, disse.

Durante a missa, amigos e parentes tiveram a oportunidade de fazer suas homenagens à cantora. A apresentadora Regina Casé destacou a rede de apoio ao redor de Preta Gil durante o tratamento da doença. “É impressionante a quantidade de amor que ela recebeu. Ver o tanto de gente dedicando suas vidas a ajudar nesse momento tão difícil me fez questionar o que realmente significa ser amiga”. Gilberto Gil falou pouco na cerimônia, mas aproveitou para agradecer aos presentes e a todos que estiveram com a filha nos últimos meses.

Após as homenagens dos amigos e da família, o cantor Armandinho tocou o Hino do Senhor do Bonfim para os presentes. Em seguida, o cantor Del Feliz cantou a canção “Eu Só Quero Um Xodó”, do cantor Dominguinhos, junto com a família Gil. Perto do final, a estudante Tânia Farias, 34, pediu o microfone para cantar uma música em homenagem a Preta. Ela conta que escreveu a canção há cinco anos. “Ela representa a força e a resistência das mulheres”, disse.

Ao final da cerimônia Preta Gil agradeceu aos presentes na missa e aos amigos pelo apoio durante o período em tratamento. "Essa celebração é o símbolo de que diferentes religiões podem dar as mãos em união e harmonia. Eu nunca poderei agradecer em vida tudo o que vocês fizeram por mim. Valorizem muito as amizades, pois sem vocês eu não teria conseguido"