Assine

Prefeitura de Salvador inaugura academia ao ar livre no Dique do Tororó


 

Espaço foi instalado nas proximidades da UPA dos Barris

  • Gilberto Barbosa

Publicado em 22/06/2024 às 09:30:52
Academia no Dique. Crédito: Gilberto Barbosa/CORREIO

Com 18 equipamentos disponíveis para a prática de musculação, a primeira Academia Salvador foi inaugurada na manhã deste sábado (22) no Dique do Tororó. O evento contou com a presença do prefeito da capital, Bruno Reis e de integrantes da gestão municipal.

O espaço de 200m² está localizado em uma das pontas do Dique, próximo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Barris e a uma estação do BRT. Profissionais de educação física foram contratados para acompanhar os usuários, que terão acesso a um plano de atividades e acompanhamento nutricional. De acordo com Bruno Reis, a expectativa é implementar mais 19 espaços de musculação ao ar livre até o fim de 2024.

"Essa é uma área onde os moradores terão acesso gratuito a musculação, sem a necessidade de pagamento de taxa. É um projeto inovador e que nunca havia sido visto na nossa cidade. Eu tenho certeza que essa academia será um sucesso e fará com que as pessoas tenham uma vida mais saudável", afirmou.

O local tem capacidade de atender até 2 mil pessoas durante o dia e funcionará das 5h30 às 9h30 pela manhã e das 17h às 21h no período da tarde. Quem quiser acessar as atividades deverá realizar o agendamento através do aplicativo "Mude" e escolher quatro opções de horários por turno. As aulas serão ministradas por um profissional e um estagiário em educação física, que acompanharão até 30 pessoas para a musculação e 15 para atividades coletivas como zumba, boxe e treino funcional. O app disponibilizará uma ficha com a indicação dos exercícios, cargas e número de repetições que serão feitas no dia.

Inicialmente, o projeto previa a instalação de 12 academias pela cidade. Esse plano foi ampliado para 20 salas de musculação, que serão implantadas em regiões como Avenida Centenário, Orla da Ribeira, Orla de Itapuã e Ondina, Periperi, Calabar e Imbuí. O locais terão áreas de 200m² e 300m², onde serão construídos locais para a prática de crossfit.

"A escolha por esses bairros deve-se ao fato de serem áreas conhecidas pela prática esportiva. A musculação pode ajudar no combate a diversas enfermidades como a diabetes, Alzheimer, além de doenças pulmonares e cardiovasculares. Estamos fazendo uma medicina preventiva, com o incentivo a uma vida saudável, que pode reduzir a sobrecarga nas unidades de saúde da nossa cidade", acrescentou.

Bruno explicou que os equipamentos são adequados para uso ao ar livre e que as academias são apenas parte dos planos da prefeitura para a área do esporte e atividade física. "É uma academia de verdade, ao ar livre, com acompanhamento profissional e equipamentos que resistem ao sol e chuva, utilizados nas academias ao ar livre de Los Angeles. Associado a esse trabalho, nós também temos outras atividades com a ideia de transformar o Dique em um grande parque esportivo ao ar livre, estimulando diversas outras modalidades, como canoagem, corrida, crossfit e treino funcional".

O projeto foi realizado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate a Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). Segundo o secretário da pasta, Junior Magalhães, a iniciativa tem o objetivo de facilitar o acesso dos soteropolitanos à prática de exercícios físicos.

"Nós estamos em uma área cercada de bairros populares e com atividade esportiva constante. Essa não é só uma estação de musculação, mas um espaço de cidadania. Nós temos muitas pessoas que não tem condições de acessar a prática do esporte e podem usar essa academia para treinar", disse.

Ainda segundo o secretário, a intenção da Prefeitura é a transformação da região em um complexo multiesportivo ao ar livre. "Nós também vamos iniciar um clube de corrida ligado a Academia Salvador e estamos conversando para implementar um projeto de canoagem aqui no Dique", finalizou.

Após a inauguração, o acesso aos equipamentos foi liberado para a população. O professor de educação física, Cleber de Castro, 44, foi um dos primeiros a testar os aparelhos. "Eu malho há 20 anos e sempre desejei ver um projeto como esse aqui em Salvador. Além de saúde, a musculação é uma oportunidade de envelhecer de uma forma saudável", relatou.

*Com orientação da chefe de reportagem Perla Ribeiro