Polícia captura ‘Oito de Copas’ do Baralho do Crime em Serrinha
Ronaldo Santos, que possuía três mandados de prisão, foi preso nesta quinta-feira (21)
-
Da Redação
redaçao@redebahia.com.br
O ‘Oito de Copas’ do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública (SSP) foi preso na manhã desta quinta-feira (21), na cidade de Serrinha. Ronaldo Santos era procurado pelos crimes de tráfico de drogas, associação e por integrar uma facção com atuação no bairro de Pernambués, em Salvador.
Segundo a SSP, um cerco foi montado nos arredores da residência de uma companheira de Ronaldo, na região do Sisal, onde ele estava há dois meses. O levantamento de informações foi realizado por equipes do 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Serrinha), com apoio da inteligência da 20ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Santo Amaro).
“Ficamos em campana, no bairro da Vaquejada, durante um mês. Acompanhamos toda a movimentação e, no momento certo, conseguimos capturá-lo”, disse o tenente-coronel Antônio Batista de Macedo Júnior.
O criminoso, incluído na ferramenta da SSP em junho de 2022, atua com o irmão, também integrante do Baralho na carta ‘Rei de Copas’, no bairro de Pernambués. Ele foi encaminhado para a sede da 15ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Serrinha.
Conforme o delegado Fábio Nobre de Melo, os três mandados de prisão do criminoso, expedidos pela Vara dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa de Salvador, em março de 2021, junho e agosto de 2022 foram cumpridos.
“Ele segue custodiado na carceragem de nossa unidade aguardando transferência para o presídio”, concluiu o delegado.
Baralho do Crime
O Baralho do Crime, criado no ano de 2008 pela Secretaria de Segurança Pública do estado da Bahia, é uma ferramenta utilizada pelas polícias para identificação de procurados.
Mantendo características de um baralho original, o Baralho do Crime é composto por 52 cartas, contendo os 4 naipes, com fotografias, nomes, apelidos, crimes supostamente praticados e área de atuação.
As cartas ficam disponíveis no site do “Disque Denúncia”, associado à Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia.