Assine

'Pode ter greve', afirma presidente do Sindicato dos Rodoviários de Salvador


 

Categoria se reúne nesta terça (14) com empresas

  • Da Redação

Salvador
Publicado em 14/05/2024 às 08:14:33
ônibus salvador. Crédito: Divulgação

O presidente do Sindicato dos Rodoviários de Salvador, Fábio Primo, afirmou nesta terça-feira (14) que não descarta uma greve da categoria caso as negociações com as empresas de ônibus não avancem. Às 9h desta manhã, os dois lados se reúnem para tentar uma nova negociação. 

"Não descarto nada, pode sim ter uma greve. Mas a nossa intenção é buscar o diálogo e, se não avançar, vamos buscar os meios que possam nos ajudar, como MTE [Ministério do Trabalho e Emprego] e MPT [Ministério Público do Trabalho]", acrescentou o porta-voz. 

A principal reivindicação é de aumento salarial. As empresas oferecem um reajuste de 1,13%, mas, para os trabalhadores, a proposta é desrespeitosa. "Retrato de um verdadeiro escárnio e golpe baixo. A categoria batalha diariamente transportando vidas e exercendo uma função essencial para o funcionamento da cidade", reclamou o Sindicato, em nota.

Paralisação na RMS

Vale ressaltar que a discussão acontece em meio à paralisação das atividades pelos funcionários da empresa Avanço Transportes, a partir de sexta-feira (17) em seis municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Os trabalhadores alegam descumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho 2024 por parte da empresa. A paralisação, que afetará as cidades de Madre de Deus, Candeias, Camaçari, São Francisco do Conde, Simões Filho e Santo Amaro, foi decidida em assembleia geral extraordinária, realizada no dia 7 de março e oficializada na segunda-feira (13).