Assine

PMs salvam vida de bebê engasgado com leite materno em Camaçari


 

Através da manobra de Heimlich, os militares salvaram a criança

  • Da Redação

Salvador
Publicado em 11/10/2024 às 11:12:42
PMs salvam vida de bebê que havia se asfixiado em Camaçari. Crédito: Divulgação / PMBA

Policiais militares salvaram um recém-nascido de engasgo, na noite de quinta-feira (10), no bairro Sítio Verde, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Os militares realizavam rondas na localidade, quando um casal com um bebê parou a viatura. O recém-nascido estava em processo de engasgo, após ingestão de leite materno. Através da manobra de Heimlich, os militares salvaram a vida da criança.

Em seguida os pais foram orientados a encaminhar o recém-nascido a uma unidade de saúde, como parte do protocolo, para avaliação médica.

Saiba como fazer

Entre as medidas aplicadas em casos de emergência, os especialistas destacam a manobra de Heimlich, uma forma de ajudar o bebê a se desengasgar. “Se o bebê for menor de um ano, recomenda-se virá-lo de bruços apoiado no antebraço do adulto, com a cabeça levemente para baixo e realizar 5 ‘tapas’ firmes entre os ombros. A outra mão do adulto deve estar abrindo a boca do bebê. Em caso de manter a obstrução, vira-se o bebê de barriga para cima, e com dois dedos pressione o tórax entre os mamilos. Se houver tosse ou choro, é sinal de que houve a desobstrução”, ensina a médica e professora da Unic Beira Rio, Karinna Faro.

Em caso de crianças maiores, o adulto deve posicionar-se atrás da criança e, de joelhos, abraçar a criança, que deve estar de pé. Com as mãos, será preciso pressionar na altura do início do estômago, forçando para dentro e para cima. É fundamental que um segundo adulto esteja preparado para acionar o serviço de emergência – SAMU – nessas situações.

Dependendo do tempo de engasgo e do objeto que provocou o engasgo, a professora de medicina alerta que é recomendado procurar um médico para certificar-se de que não houve danos devido ao ocorrido.