Assine

Oito cidades do oeste da Bahia têm alerta para risco de baixa umidade, diz Inmet


 

A umidade dos municípios deve variar entre 20% e 30%

  • Da Redação

Salvador
Publicado em 07/07/2024 às 18:13:58
Luís Eduardo Magalhães. Crédito: Divulgação

Oito cidades da região oeste da Bahia estão sob risco de alerta amarelo de baixa umidade em decorrência das altas temperaturas. O aviso foi publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e é válido para este domingo (7) e segunda-feira (8). Segundo o órgão, a umidade dos municípios deve variar entre 20% e 30%, o que oferece risco à saúde.

A umidade relativa do ar ideal é de 60%, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). As cidades em alerta são: Barreiras, Cocos, Correntina, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e São Desidério.

Área em amarelo está sob risco de baixa umidade, segundo o Inmet. Crédito: Reprodução/Inmet

O Inmet indica que os moradores evitem exposição ao sol e bebam bastante líquido. Além do oeste baiano, o aviso é válido para cidades do Triângulo Mineiro (MG), Goiás e Distrito Federal.

No sábado (7), a cidade de Barreiras apareceu na lista dos municípios brasileiros com as temperaturas diárias mais altas registradas. Os termômetros chegaram a marcar 34,1ºC. A cidade mais quente da Bahia foi Ibotirama, segundo o Inmet, que registrou 35,1ºC .

Não há previsão de chuva para a região oeste nos próximos cinco dias, segundo o Climatempo. As temperaturas devem variar entre 14ºC e 34ºC em Barreiras nesta semana. 

O aumento da amplitude térmica (diferença entre as temperaturas mínimas e máximas) é uma característica do inverno, que começou no dia 20 de junho. Nos dias mais frios da estação, a região oeste deve registrar mínimas de 10ºC.