Nova estátua de Mãe Stella está pronta após recuperação e será entregue em agosto, diz prefeito
Obra original foi alvo de vandalismo com fogo
-
Da Redação
redaçao@redebahia.com.br
O prefeito Bruno Reis informou neste domingo (30) que a estátua de Mãe Stella de Oxóssi passou por recuperação completa e está pronta.
"Na segunda semana de agosto estaremos vivendo a programação da Flipelô 2023, onde a ialorixá é a homenageada esse ano, e também vamos entregar a estátua novamente para a cidade", escreveu o prefeito nas redes sociais.
A estátua original foi atingida por um incêndio criminoso. A escultura ficava em Stella Maris, na avenida que leva o nome dela, sentada na frente do seu orixá de cabeça, Oxóssi. A obra era do artista plástico baiano Tatti Moreno, que morreu ano passado, e estava instalada desde maio de 2019.
A estátua foi recuperada pelos filhos de Tatti, os também artistas André e Gustavo Moreno. “Ele (Tatti) tinha muito apego e afeto a tudo o que está ligado às matrizes africanas: o axé, o terreiro de mãe Stella. Para a gente é muito gratificante trazer isso de volta e poder entregar o povo da Bahia”, disse Gustavo ao CORREIO em maio.
Para prevenir novos atos de vandalismo contra o monumento, a tinta usada na pintura dela é antichamas. Câmeras de segurança e um sistema de iluminação mais eficientes serão instaladas na Avenida Mãe Stella de Oxóssi para reforçar a segurança. Somado ao investimento na reconstrução da obra, o apoio financeiro da prefeitura chega a R$200 mil.
O ataque à estátua foi investigado pela Polícia Civil da Bahia, mas o laudo do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi inconclusivo e não conseguiu indicar origem ou autoria do incêndio. O inquérito foi enviado para o Ministério Público da Bahia (MP-BA), mesmo sem apontar responsáveis.