Assine

NordesteLAB, maior evento de audiovisual fora do Sudeste, chega a Salvador em dezembro


 

Evento comemora uma década com programação composta por mesas temáticas, lançamentos de livros, masterclasses, clínicas jurídicas e pitchings

  • Monique Lobo

Salvador
Publicado em 28/11/2024 às 21:33:31
As atividades serão realizadas no Cine Glauber Rocha e na Fundação Gregório de Mattos. Crédito: Jefferson Dias/Divulgação

Celebrando uma década de existência, o NordesteLAB, maior evento do mercado audiovisual do país fora do Sudeste, acontece em Salvador entre os dias 3 e 6 de dezembro. Para marcar a data, o projeto, que fomenta o setor nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, realiza uma edição especial com uma programação que reúne mesas temáticas, lançamentos de livros, masterclasses, clínicas jurídicas e pitchings.

No dia 3, acontece a abertura do evento, no Mirante do Forte São Diogo, na Barra, para convidados. E entre os dias 4 e 6, as atividades serão realizadas no Cine Glauber Rocha e na Fundação Gregório de Mattos, ambos no Centro, sempre das 09h às 17h30. Quem quiser participar pode se inscrever pelo site do projeto.  A entrada é gratuita para as mesas temáticas, lançamentos de livros e apresentações de pitchings.

Dentre as atrações confirmadas, estão os roteiristas Gildon Oliveira, do filme Beleza da Noite, Fabrício Santiago, da novela Vai na Fé, Renata Andrade e Thaís Pontes, do seriado Encantado’s, ambos da Rede Globo. Com mediação de Tatiana Carvalho Costa, presidente da APAN, eles participam da mesa SalCine Conecta “Narrativas Negras na TV Aberta”, no dia 4, às 10h30. Já no dia 5, no mesmo horário, é a vez dos cineastas Dandara Prata, diretora de “Meu Nome é Gal” e Hugo Prata, diretor de diversas cinebiografias, entre elas “Elis - Viver é Melhor que Sonhar”. Os dois compõem a mesa SalCine Conecta “Transpondo Personagens da Música para as Telas”.

Um dos destaques da edição deste ano são as atividades que debatem a internacionalização das produções realizadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Entre as ações, O Instituto +Mulheres, uma rede colaborativa de líderes mulheres do ecossistema audiovisual, comprometidas em desenvolver um setor mais diverso e inclusivo, estará presente no dia 3 com a Masterclass “+Mulheres Apresenta: Oportunidades no mercado internacional e como apresentar seu projeto”, ministrada pela produtora executiva Paula Cosenza e a produtora independente Laura Rossi. A atividade tem o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) por meio do programa Mulheres e Negócios Internacionais.

Durante a programação, também serão realizadas as Rodadas de Negócios, onde profissionais das três regiões podem apresentar seus projetos audiovisuais para empresas de produção e distribuição avaliarem. Na edição deste ano, serão mais de 40 players participando das Rodadas, entre eles: Warner Bros. Discovery, Globoplay, Globo Filmes, Paris Entretenimento, Paramount Pictures, Telecine, Conspiração Filmes, Downtown Filmes, Sony Music Vision e Canal Futura.

“É sempre bom saber que conseguimos manter uma iniciativa por todo esse tempo, com alguns sobressaltos, mas sempre mirando a construção de um setor audiovisual que seja cada vez mais aberto, diverso, inclusivo e que seja sustentável, empresarial e financeiramente. A busca é para que tenhamos sempre um espaço que abrace quem chega e continue dando suporte a quem já tem um caminho trilhado”, comemora Gabriel Pires, coordenador geral do NordesteLAB.

Pelo segundo ano consecutivo, o NordesteLAB é viabilizado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, através do SalCine. “Nesta última década o Nordeste Lab vem transformando Salvador no epicentro dos negócios do audiovisual das regiões Nordeste, Norte e Centro Oeste do país, impulsionando o ecossistema criativo e econômico local e projetando os realizadores da nossa cidade para uma escala nacional e internacional de visibilidade e articulação. É reconhecendo este impacto que o Salcine, pelo segundo ano consecutivo, apoia a iniciativa através de sua política pública de incentivo aos eventos de audiovisual de Salvador.”, afirma Milena Anjos, gestora do Programa SalCine.

O NordesteLAB é realizado pelo Laboratório Audiovisual e Audiovisual em Todos os Eixos, viabilizado pela Secretaria de Cultura e Turismo do município de Salvador, através do SalCine, com a parceria do YouTube e apoio do Sebrae-BA, Projeto Paradiso, Aliança Francesa, Boca de Brasa, Fundação Gregório de Mattos, Cinema do Brasil e Brazilian Content.