Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Mostra fotográfica a céu aberto homenageia baianas de acarajé no Centro Histórico de Salvador

Exposição é realizada pelo fotógrafo Mário Edson, que apresenta mais de 50 fotos em tamanhos grandes

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de novembro de 2023 às 11:05

Mostra conta com mais de 50 fotos
Mostra conta com mais de 50 fotos Crédito: Mário Edson

A partir desta sexta-feira (17) a mostra fotográfica "Crias do Dendê" toma conta do Terreiro de Jesus e da Praça da Sé, no Centro Histórico de Salvador. A exposição é realizada pelo fotógrafo Mário Edson, que apresenta mais de 50 fotos em tamanhos grandes de baianas de acarajé da capital. O projeto faz parte da campanha “Dia da Baiana Feliz” que tem o propósito de fortalecer a Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivos e Similares (Abam) e dar apoio à categoria das Baianas de Acarajé, símbolos do Brasil.

Na homenagem, aparecem baianas de diversos lugares como: Avenida Centenário, São Cristóvão, Centro Histórico, IAPI, Liberdade, Cidade Baixa, Subúrbio, Lauro de Freitas, Madre de Deus e outros locais.

Celebração no dia da Baiana do Acarajé

No dia 25 de novembro, às 10h da manhã, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos celebra uma missa especial em homenagem às baianas de acarajé, representadas pela Abam. Após a cerimônia, conduzida por Padre Lázaro Muniz, e que contará com a presença do prefeito Bruno Reis, as baianas sairão em cortejo rumo à Praça da Cruz Caída, acompanhadas pelo grupo percussivo Tambores e Cores, do Mestre Pacote. Chegando à sede da ABAM será realizado um almoço para 400 convidados. Neste dia também haverá uma série de três shows, com as bandas Di Papo, Cangerê de Sinhá, Samba Trator e Viola de Doze.

Durante a festa a Prefeitura de Salvador entregará 50 dos 580 kits que serão doados às baianas, compostos de um tabuleiro de jacarandá, um ombrelone (sombreiro), uma vestimenta (Richelieu 100% algodão), duas caixas térmicas, uma placa de sinalização, cinco colheres de polietileno, uma lixeira e um protetor de fogareiro. Até o dia 01 de dezembro os outros 530 kits serão entregues.

Campanha

A campanha “Dia da Baiana Feliz” está realizando várias ações. A primeira delas é a venda, até 25 de novembro, de um voucher de R$ 10,00, que dará direito a um acarajé completo que poderá ser trocado em 24 tabuleiros de baianas espalhados por Salvador, nos dias 25 e 26 de novembro. Este voucher poderá ser adquirido em tabuleiros, bares e restaurantes e diversos tipos de outros empreendimentos e terá sua renda revertida para a Abam.

O ofício de Baiana do Acarajé existe há mais de 400 anos e hoje é fonte de renda no Brasil para mais de 10 mil profissionais – a grande maioria delas mulheres afrodescendentes. Na Bahia são cerca de oito mil.