Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Wendel de Novais
Publicado em 3 de setembro de 2024 às 07:29
Os moradores das imediações do Largo do Ferreira Santos, na localidade do Alto da Bola, no bairro da Federação, em Salvador, foram acordados por tiros às 4h da manhã desta terça-feira (3). Um homem foi executado a tiros que foram ouvidos por todo o bairro. Ele foi identificado como Cicero Andrade dos Santos, de 44 anos.
A vítima foi encontrada em frente a uma barraca e do lado de um veículo no local. Por conta do crime, desde as horas iniciais do dia, viaturas da 41° Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) estão no local. A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) informou que foi acionada com a denúncia de um homem caído ao solo, sem sinais vitais e, ao chegar no local, os militares isolaram o local e acionaram o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para remoção do corpo e realização da perícia.
Na área, moradores tentam evitar o contato com a imprensa, mas alguns relataram o susto que foi ouvir as dezenas de tiros dadas no largo. "Foi um susto danado porque teve muito tiro. Se alguém fosse tentar contar, não conseguia. A gente ouviu, ficou quieto dentro de casa e depois ouviu o pessoal saindo para ver ele, que já estava morto. Não tinha como resistir por que foi disparo demais da região da cabeça. Não posso falar muito porque aqui o esquema é complicado", conta um morador, que pede para não ser identificado.
O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o caso.
Outros residentes, que também não revelam o nome por medo, afirmam que o caso seria uma ordem de traficantes que atuam no Alto da Bola. "Quando é assim, a gente já sabe que foram eles [traficantes]. Nada disso acontece sem que eles permitam. Com certeza queriam deixar um recado", respondeu uma moradora. As marcas de tiros deixadas no carro que estava do lado testemunham a violência de uma execução feita com muitos tiros.
No Alto da Bola, o tráfico tem a influência da facção do Comando Vermelho (CV). Há menos de duas semanas, na Rua Onze de Agosto, que fica a 650 metros do Alto da Bola, o grupo ordenou a morte de um casal que dormia em um veículo também durante a madrugada. O alvo seria um traficante identificado como Mirato, que fazia parte da facção do Bonde do Maluco (BDM).