Moradores de Castelo Branco participam de simulado de evacuação
Treinamento foi realizado pela Defesa Civil
-
Da Redação
redaçao@redebahia.com.br
As comunidades de Moscou I e II e Creche, localizadas no bairro de Castelo Branco, participaram de simulado de evacuação para áreas de risco, na manhã deste sábado (09/03). Realizada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), a atividade começou às 9h no instante em que foram acionadas as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme. Na ocasião, moradores seguiram por rotas de fuga até o abrigo localizado em escola do município.
Por meio de exercício de retirada rápida de moradores de suas casas, o simulado busca a redução de danos e a preservação da vida em comunidades localizadas em áreas onde é grande o risco de acidentes relacionados ao mau tempo, a exemplo daqueles causados por desabamentos de imóveis e deslizamentos de terra.
“O objetivo desses simulados é treinar para que os cidadãos saibam o que fazer no caso de acidentes relacionados à proteção civil, e para que consigamos evitar e minimizar os efeitos da chuva”, explica o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.
Combate à dengue
Ao deixarem suas casas, os moradores foram encaminhados para as Escolas Municipais Castelo Branco e Esperança de Viver, onde funcionaram os pontos de acolhimento e de apoio da operação.
No local, foram abordados, entre outros temas, o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikugunya, reforçando os esforços da Secretaria Municipal da Saúde, liderada pela vice-prefeita e secretária Ana Paula Matos, que, nesse sábado, promoveu o Dia D da Mobilização Salvador contra a Dengue, incluindo atividades voltadas ao controle vetorial em todos os distritos sanitários da cidade.