Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 9 de julho de 2024 às 18:22
Quem ainda não solicitou a Carteira de Identidade Nacional (CIN) deve ficar atento aos prazos. O modelo atual da carteira de identidade, também conhecida como RG, tem validade até 28 de fevereiro de 2032, quando será aposentado. A partir dessa data será aceito apenas o modelo novo. A partir desta terça-feira (9) já é possível solicitar a CIN na Bahia pelo site ou aplicativo ba.gov.br.
A versão on-line fica disponível em três dias e a impressa em até dez dias. A primeira versão é gratuita. A partir da segunda versão o valor cobrado será o mesmo do RG atual. O valor é atualizado a cada dezembro.
Foram investidos mais de R$ 8,6 milhões na contratação do novo sistema. O contrato, com vigência de cinco anos, prevê a prestação de serviços e inclui implantação, configuração, migração de sistema e treinamento de pessoal.
A Griaule é a empresa brasileira que fornece a tecnologia para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional na Bahia. Ela é especializada em reconhecimento biométrico e, segundo os empresa, emitiu mais de 3 milhões de CINs nos últimos 12 meses, e possui certificações internacionais de qualidade e acurácia emitidas, inclusive, pelo FBI.
A empresa já oferece o serviço que está sendo lançado na Bahia nos estados de Mato Grosso, Tocantins, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina e afirma que a tecnologia reduz pela metade o tempo que o cidadão leva no guichê.
Serão, pelo menos, 12 mil carteiras de identidade emitidas por dia, sendo 10 mil novas e 2 mil de segunda via. O sistema biométrico da Griaule (ABIS - Automated Biometric Identification System) tem capacidade para realizar reconhecimento de faces e impressões digitais, e também permitir o cadastro facial e as impressões digitais de 14 milhões de pessoas, praticamente toda a população do estado.