Missa especial vai celebrar o aniversário da Igreja do Bonfim; veja a programação
Celebração será presidida pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha
-
Da Redação
redaçao@redebahia.com.br
A inauguração da Basílica do Senhor do Bonfim, em Salvador, completou 270 anos na segunda-feira (24), mas a celebração de aniversário do templo religioso acontecerá no dia 7 de julho (domingo). Uma missa especial será presidida pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha, às 7h30. Na ocasião, membros da Devoção do Senhor Bom do Bonfim receberão comendas e homenagens.
Em 24 de junho de 1754, uma procissão que levou as imagens do Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia até o templo marcou a inauguração da igreja. Elas vieram de Portugal e ficaram guardadas na Igreja da Penha, na Ribeira, até que as obras internas do templo fossem finalizadas. Sua construção levou nove anos e foi resultado de uma promessa feita pelo capitão português Theodósio Rodrigues de Faria.
Ele prometeu que se sobrevivesse a uma tempestade no mar, ergueria um templo de devoção ao Senhor do Bonfim. Com a graça atendida, Theodósio angariou fundos para a construção da igreja, que foi elevada à condição de basílica em 1927, pelo Papa Pio XI.
Padre Edson Menezes, reitor da Basílica do Bonfim, explicou a data escolhida para a celebração. "Como o dia de São João (24) é um período em que as pessoas viajam muito e estão voltadas para as festas juninas, achamos por bem transferir a data da comemoração para o dia 7 de julho, quando o cardeal vai presidir a missa em ações de graça", disse.