Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 16 de maio de 2024 às 14:45
O Largo da Mariquita, Rio Vermelho, será palco para o Festival Salvador Jazz que acontece neste fim de semana, nos dias 18 e 19 de maio. O evento gratuito terá programação repleta de talentos que representam a riqueza e a diversidade do jazz nacional e internacional, incluindo Luedji Luna, Mayra Andrade e Ubiratan Marques.
O festival começa às 18h no sábado (18) e o primeiro artista que irá se apresentar é Jonathan Ferr, eleito o Homem do Ano pela revista VAM MAGAZINE e aclamado como o artista que está revolucionando o Jazz no Brasil.
Seguindo a programação, o Coletivo Jam Delas, formado por talentosas mulheres instrumentistas de Salvador será a segunda atração. O grupo, que promove e incentiva a presença feminina na cena instrumental da cidade, traz uma proposta única e engajada, representando não apenas um projeto musical, mas um movimento de resistência e empoderamento.
A artista indicada ao Grammy Latino na categoria "Melhor Álbum de Música Popular Brasileira" com o álbum "Bom Mesmo é Estar Debaixo D’água" é a próxima. Luedji Luna promete agitar os corações do público, atualmente é considerada uma das maiores cantoras da MPB de sua geração.
Para completar a grade de apresentações do primeiro dia, Bixiga 70 irá subir ao palco. A banda paulistana mistura elementos da música africana, afrobeat, brasileira, latina e do jazz. Formada em 2010, seu nome está ligado ao endereço do Estúdio Traquitana, onde a banda nasceu, localizado no número 70 da rua Treze de Maio, no bairro do Bixiga, em São Paulo.
A programação de domingo (19) acontece mais cedo, às 17h com a participação internacional da cantora cabo-verdiana Mayra Andrade. Reconhecida pela presença cativante em palcos internacionais e sonoridade única, Mayra promete uma performance que reflete a sua trajetória musical multicultural. Combinando o crioulo cabo-verdiano, referências brasileiras e a sofisticação do jazz parisiense, a artista se destaca como uma das vozes mais relevantes da nova geração.
Logo após o integrante da banda BaianaSystem e fundador da Orquestra Afrosinfônica, Ubiratan Marques subirá no palco. Nesse novo projeto, o maestro rege sinfonia afro-jazz-brasileira ao longo de oito faixas inéditas que condensam tradições afro-baianas, heranças sertanejas, influências do jazz e um toque de pop.
Finalizando o festival com grande maestria, o percussionista Marcos Suzano é reconhecido internacionalmente por seu estilo inovador de tocar pandeiro e colaborações memoráveis na música brasileira.
O evento é realizado pela Maré Produções e faz parte do calendário oficial de Salvador, e por isso tem apoio da Prefeitura, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur). O Festival Salvador Jazz também conta com patrocínio do Ministério da Cultura e da Aiwa.