Assine

Filme estrelado por Caio Blat tem exibição seguida de debates


 

Filme seguirá em turnê por diferentes cidades brasileiras, em sessões especiais com as presenças da diretora. Haverá ainda oficinas gratuitas

  • Da Redação

Salvador
Publicado em 11/09/2024 às 19:08:26
Caio Blat em “O Diabo na Rua no Meio do Redemunho”. Crédito: Divulgação

O filme “O Diabo na Rua no Meio do Redemunho”, com direção de Bia Lessa, estrelado por Caio Blat (Riobaldo) e Luiza Lemmertz (Diadorim), chega a Salvador nesta quinta-feira (12), com um lançamento no estilo turnê. O projeto leva a apresentação do making of da peça dirigida por Bia Lessa, do documentário premiado “Onde Nascem as Ideias”, de Carolina Sá, e da projeção do filme “O Diabo na Rua no Meio do Redemunho”. Ocorrem ainda palestras, debates e oficinas sobre o tema, de forma gratuita, no Cine Glauber Rocha. 

Serão realizadas exibições em uma nova cidade a cada semana. A adaptação do clássico da literatura brasileira “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, já foi exibida neste modelo em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Aracaju. 

Cartaz de “O Diabo na Rua no Meio do Redemunho”. Crédito: Divulgação

O filme fez sua estreia mundial no Festival do Rio 2023 e, em seguida, participou de festivais nacionais e internacionais, como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo de 2023, a 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes, XV Festival Internacional de Cinema da Fronteira, o Festival du Cinéma Brésilien de Paris, a Mostra Cinebrasil Berlim e o Panorama Brasileiro do Cine en El Kirchner e exibição na Universidade de Yale.

O longa-metragem narra a trajetória do jagunço Riobaldo, enfrentando seus demônios em guerras pelo Sertão mineiro. “Este filme vem do desejo de dialogar com a linguagem cinematográfica da mesma forma que Guimarães estabeleceu um diálogo com a língua portuguesa escrita e oral”, conta a diretora.

“O Diabo Na Rua no Meio do Redemunho” é a quarta incursão pelo audiovisual de Bia Lessa, depois dos longas-metragens “Crede-mi” (de 1996, dirigido em parceria com Dany Roland), de “Então Morri” (de 2016, outra parceria com Dany Roland) e de uma série audiovisual, a trilogia “Cartas ao Mundo” (pesquisa autoral de Bia em torno da linguagem cinematográfica de Glauber Rocha).

A produção do longa foi realizada pela 2+3 Produções, em coprodução com a Globo Filmes, Canal Brasil, RioFilme, 2+2 Comunicações e em associação com Quanta, Effects Film e O Grivo. O lançamento do filme se desdobrará no projeto Mãos à Obra, nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, São Luís, Fortaleza, Salvador e Porto Alegre, onde serão promovidos encontros com a diretora e o elenco e serão desenvolvidas diversas atividades em torno do universo de criação do filme “O Diabo na Rua no Meio do Redemunho”.

Confira a programação especial em Salvador

  • Sessões de “O Diabo na Rua no Meio do Redemunho”, de 12 a 18 de setembro, às 19h00 na Sala 3 do Cine Glauber Rocha.

  • 12/09 – Sessão especial seguida de debate com Bia Lessa, Clara Lessa, Esmeralda Cravançola, Leandro Colling, Luiza Lemmertz e Nivia Maria Vasconcelos | Exibição – Onde Nascem as Ideias, Carolina Sá

  • 13/09 – Sessão especial seguida de debate com Bia Lessa, Clara Lessa, Deolinda Vilhena, Evelina Hoisel, Luiza Lemmertz e Marcio Meirelles | Mostra Mãos à obra – universo Guimarães Rosa, de 12 a 18 de setembro, às 14h na sala 3 do Cine Glauber Rocha | Exibição – Outras estórias, Pedro Bial

  • 14/09 – Seres, Coisas, Lugares + Poema Desentranhado de uma nota de rodapé, Suzana Macedo

  • 15/09 – Mutum, Sandra Kogut

  • 17/09 – Onde Nascem as ideias, Carolina Sá

  • 18/09 – Mutum, Sandra Kogut

Projeções - diariamente, de 12 a 18/09

“Nonada” | “Making-of do espetáculo Grande Sertão: Veredas” | “Frases de Guimarães Rosa”