Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Festival Afrofuturismo acontece no dia da Consciência Negra

A quinta edição promete movimentar o Centro Histórico nos dias 20 e 21 de novembro

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de novembro de 2023 às 16:14

O festival vai acontecer nos dias 20 e 21 de novembro no Pelourinho
O festival vai acontecer nos dias 20 e 21 de novembro no Pelourinho Crédito: Divulgação/Fábio Bouzas

A quinta edição do Festival Afrofuturismo acontece nos dias 20 e 21 de novembro no Centro Histórico de Salvador. Com o tema: “De volta para o Futuro”, o maior evento de futurismo da América Latina irá reunir palestrantes nacionais e internacionais, que vão destacar a importância do Continente Africano no desenvolvimento econômico e tecnológico, bem como o impacto do processo de colonização.

Alguns dos palestrantes nacionais são Ubiraci Pataxó, mestre do saber e aprendiz de Pajé; Grazi Mendes, Head de Diversidade, Equidade e Inclusão na ThoughtWorks e Karen Santos, cofundadora da UX para Minas Pretas. Eles se unirão a personalidades internacionais a exemplo de Adah Parris, futurista e presidente do Mental Health First Aid England e do grupo consultivo do Centre for Cultural Value e Yuniya Khan - fundadora do Projeto Emerge, Tânia Tomé - autora e empreendedora Moçambicana, entre outros nomes. Além disso, os participantes terão acesso a dois workshops sobre futurismo que serão ministrados por executivos internacionais.

Ao todo, o evento terá a representação de ao menos treze países, incluindo Nigéria, Guiana, Reino Unido, Colômbia, Argentina, Moçambique. A presença confirmada da Delegação de Gana irá promover um intercâmbio cultural com objetivo de fortalecer e criar novos laço entre o Brasil e o país africano. A Casa de Gana irá trazer para o Centro Histórico apresentações artísticas e a cultura daquele país.

O Pelourinho será transformado e a Casa Vale do Dendê e centros culturais e históricos como o Museu de Energia, o Museu Eugênio Teixeira, o Casarão Dezessete, a Faculdade de Medicina da Bahia, os Largos Tereza Batista e Quincas Berro D'Água se tornarão espaços onde a criatividade, inovação, cultura e tecnologia serão exploradas, resultando em novas formas de pensar e produzir o cenário futurista para esta e as próximas gerações.

Promovido pelo Hub de inovação Vale do Dendê, o evento integra a programação do Salvador Capital Afro e tem como patrocinadores oficiais o iFood, YouTube e a Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador da Prefeitura Municipal de Salvador. Desde 2018, o Festival Afrofuturismo passou por diversas fases e modelos e vem se consolidando como evento de referência para inovadores e criativos de todo o Brasil.

Nesta edição, uma parceria inovadora com a Diversity Atlas permitirá a coleta instantânea de dados sobre diversidade, cultura e demografia baseando-se na ancestralidade e história pessoal de cada participante do evento.

A programação completa do evento pode ser encontrada no site.

Serviço:

O quê: Festival Afrofuturismo - Ano V

Onde: Centro Histórico de Salvador - Bahia

Quando: 20 e 21 de novembro de 2023

Valor do passaporte: R$ 150,00 (+ R$ 15,00 taxa)