Assine

Entenda o motivo dos Barris ser o bairro queridinho da saúde


 

UPA Pediátrica foi a quinta unidade entregue no bairro

  • Gil Santos

Publicado em 25/06/2024 às 15:02:43
Movimentação na UPA dos Barris. Crédito: Marina Silva/ CORREIO

Com a inauguração da UPA Pediátrica dos Barris, nesta terça-feira (25), essa passa a ser a quinta unidade de saúde entregue no bairro, na poligonal em frente ao Instituto Médio Legal Nina Rodrigues. O local já tem uma UPA para adultos, uma Upinha para síndromes gripais, a UBS Clementino Fraga (5º Centro de Saúde) e um Pronto Atendimento Psiquiátrico, entregue em maio. Região é a mais procurada da cidade.

A vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT) explicou que a proximidade dos pontos de ônibus e o fato do prédio ficar distante de zonas de conflito influenciam nessa busca da população. Entre janeiro e maio deste ano, por exemplo, foram realizados 57.312 atendimentos médicos na UPA dos Barris. É a unidade mais movimentada da cidade.

"É uma região de fácil acesso e de fácil localização. Tem um ponto do BRT próximo e é a região mais demandada [pelo público]. O serviço cresce a partir da demanda da população. Pessoas de toda a cidade podem vir para os Barris e não tem nenhuma dificuldade por questões de segurança, isso torna o local de fácil acesso", afirmou.

Unidade que atende casos de síndromes gripais. Crédito: Marina Silva/ CORREIO

A região fica próxima também da Estação da Lapa, a maior terminal de transbordo da cidade, e da Estação de Metrô. A dona de casa Isabela Silva, 39 anos, mora na região da Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô) e sempre que precisa de atendimento busca as unidades que ficam nos Barris.

"Quando estava aquela agonia da pandemia, com as pessoas todas doentes, meu esposo e eu fomos atendidos na UPA provisória que eles montaram nos Barris. Eu tomei a vacina da Covid no 5º Centro e quando minha filha precisa de médico eu sempre venho pra cá. É fácil de chegar e de sair, e não fica em local perigoso", disse.

UPA Pediátrica inaugurada nesta terça-feira. Crédito: Marina Silva/ CORREIO

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os casos mais comuns nas Unidades de Pronto Atendimento são: cefaléia, diarréia, vômito, febre e sintomas gripais. O porteiro Antônio Nascimento, 51 anos, também recorre às unidades que ficam nos Barris quando a situação aperta.

"Gosto do atendimento, meu ônibus passa em frente e ainda tenho a opção de ir para a Lapa e de lá pegar o metrô para voltar para casa. Minha família também vem para os Barris quando precisa de atenção médica", contou.

Confira a lista das UPAs mais movimentadas da cidade:

UPA Vale dos Barris: em média 12.875 atendimentos por mês

UPA Brotas: em média 12.354 atendimentos por mês

UPA São Cristóvão: em média 11.954 atendimentos por mês

UPA Paripe: em média 11.370 atendimentos por mês

UPA Adroaldo Albergaria (Periperi): em média 9.696 atendimentos por mês