Assine

Encontro de Corais enche de cantos o Mosteiro de São Bento


 

Evento acontece nesta quinta (3) e sexta-feira (4), às 18h45

  • Da Redação

Salvador
Publicado em 02/10/2024 às 19:29:46
Encontro de Corais enche de cantos o Mosteiro de São Bento, no Centro Histórico de Salvador . Crédito: Divulgação

Quinze grupos de corais se apresentam nesta quinta-feira (3) e na sexta-feira (4), às 18h45, no Mosteiro de São Bento, em Salvador.

As apresentações integram o III Encontro de Corais Maestro Dilton Cesar. O evento envolve mais de 400 participantes e tem entrada gratuita.

Os Encontros de Corais representam uma festa marcante, como garantem os organizadores do projeto e integrantes do Coral do Mosteiro de São Bento. Em 2025, o coral completa 60 anos de existência.

Durante todo esse período, o Coral do Mosteiro passou por momentos importantes em sua trajetória, formando diversas gerações de músicos. 

Para o cantor Pedro de Rosa Morais, que faz parte do coral, o grupo tem uma importância cultural.  "É sinônimo de música, arte, liberdade, espiritualidade, cultura, paz e esperança", avalia.

Vilma Nascimento, cantora mineira residente em Salvador, se diz uma "viciada no canto coral". Ela revela que faz parte do projeto "por não conseguir viver sem o canto".

Iniciado em pleno período da ditadura militar, o Coral do São Bento converteu a resistência em mais uma virtude do grupo. Atualmente, o coral é regido pelo maestro Vinicius Ferraz.

Segundo ele, "além de fazer apresentações no Mosteiro de São Bento, dando um toque todo especial às missas da igreja do Mosteiro, o coral está sempre sendo convidado para apresentações em outros ambientes e realiza, anualmente, o Encontro de Corais Maestro Dilton Cesar, evento que acontece sempre no início de outubro e homenageia o dedicado regente por 29 anos, além de responsável por promover a atividade junto a inúmeras empresas na Bahia", destaca.